Notícias

Profissões com 'prazo de validade'

Profissões com 'prazo de validade'

Operários fabris, contabilistas, caixas de supermercado, agentes de seguros ou até polícias de trânsito podem ser profissões em extinção. Porquê? Para o economista Carl Frey e o engenheiro Michael Osborne, investigadores da Universidade de Oxford, estes profissionais serão a médio prazo vítimas da evolução tecnológica.

23.11.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Em dez anos, algumas das profissões que conhece poderão já não existir. Tal como já sucedeu no passado, a evolução tecnológica continuará a colocar em causa a continuidade de algumas profissões e, por mais estranho que lhe possa parecer, funções como a de contabilista, auditor, agente de seguros, operador de telemarketing ou caixa de supermercado podem estar ameaçadas. O cenário é traçado pelos investigadores da Universidade de Oxford, Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne, um economista e um engenheiro, que se dedicaram identificar o futuro de 702 profissões.

O estudo “The future of employment: how susceptible are jobs to computerisation?” que analisa a permeabilidade de algumas profissões a evolução tecnológica, traça o futuro de um conjunto de atividades num horizonte de dez anos, além de avaliar em detalhe a relação história entre a tecnologia e a evolução do desemprego. Segundo as conclusões do estudo, mais de 45% das 702 profissões analisadas correm o risco de desaparecer ou de ver drasticamente diminuída sua relevância económica, no espaço de duas décadas, cedendo espaço à inovação tecnológica.

A investigação realizada pelos autores coloca no topo do ranking das profissões mais ameaçadas os operadores de telemarketing que registaram uma taxa de exposição à tecnologia (possibilidade de substituição do homem pela máquina) de 99%. ?Mas há outras funções com a mesma proporção de riscos. É o caso dos agentes de seguros (99%), agentes de crédito (98%), analistas de crédito (98%), funcionários de correios (97%), secretárias (97%), operários agrícolas (97%), caixas de supermercado (97%), administrativos (96%) ou operários fabris (95%). Desta lista de profissões em risco fazem ainda parte outros perfis, a um primeiro olhar, menos óbvios, como os pasteleiros que registam, segundo os autores, uma probabilidade substituição pela tecnologia de 89%.

?No outro prato desta balança estão as profissões que a evolução tecnológica nunca colocará em causa, ainda que possa ajudar a melhorar. É o caso dos professores que para os autores não podem ser substituídos pela tecnologia e registam uma taxa de exposição à substituição de 0%. Na mesma linha surgem os médicos, cirurgiões e enfermeiros (todos com 0%), os assistentes sociais, os padres, gestores de marketing, treinadores desportivos (1%), os advogados com 4% e os bombeiros, com 17%.

É nas profissões que envolvem maior grau de rotina, sem grandes necessidades de especialização ou qualificação e que estão hoje expostas a níveis salariais mais baixos que, segundo Benedikt Frey e Michael A. Osborne, residem os maiores risco de extinção. Para os autores do estudo, o levantamento realizado é relevante para que os profissionais possam analisar a evolução futura da sua função, mas também para as camadas mais jovens que se encontrem perante a necessidade de decidir o seu futuro e escolher uma área de especialização profissional.



OUTRAS NOTÍCIAS
Cincork treina líderes da cortiça

Cincork treina líderes da cortiça


Com um currículo estruturado em quatro módulos distintos, o programa avançado de Gestão Industrial na Fileira da Cortiça será lecionado por professores do Dep...

Tecnológicas aumentam contratações

Tecnológicas aumentam contratações


Nos próximos três anos, as contratações no sector nacional das tecnologias de informação deverão aumentar 30%, a um ritmo de crescimento de 10% ao ano. ...

1500 estagiários a caminho das autarquias

1500 estagiários a caminho das autarquias


O diploma prevê que as autarquias possam contratar até 1500 jovens licenciados que se encontrem em situação de desemprego. A abertura dos processos de recrutamento é ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS