Notícias

Otimismo mantém-se para a construção

Otimismo mantém-se para a construção

As oportunidades de emprego diretamente ligadas ao sector imobiliário e da construção estão a aumentar. A última análise das ofertas de emprego divulgadas no Expresso dá conta de um novo aumento da procura de profissionais para este sector de atividade??

02.10.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A tendência mantém-se: as intenções de contratação das empresas ligadas ao sector do imobiliário e da construção estão a aumentar. No último mês de setembro, entre as 2.416 oportunidades de emprego divulgadas através do universo Expresso Emprego (versão impressa e plataforma online expressoemprego.pt), 105 estavam diretamente ligadas ao sector imobiliário e da construção, face às 75 apuradas no mês anterior. A este número acrescem outras oportunidades na área comercial, de consultoria ou engenharia. ?

O sector não é o mais dinâmico nas contratações - posição que há largos meses é renhidamente disputada pelas engenharias (com maior incidência na engenharia mecânica e eletrotécnica) e pelas tecnologias de informação -, mas tem vindo a evoluir progressivamente nas contratações, sobretudo desde maio deste ano. A procura de perfis ligados à área comercial, para as funções de angariador e consultor imobiliário, mas também para cargos de direção comercial têm vindo a aumentar. A tendência crescente é que muitas destas funções sejam ocupadas por perfis de áreas complementares ao sector, como sejam a arquitetura ou a engenharia civil cujos profissionais, face ao elevado nível de desemprego nas suas áreas, apostam em carreiras mais comerciais, sustentadas na sua formação técnica de base.

A tendência parece apontar para o aumento destas oportunidades, já a que a previsão das principais consultoras imobiliárias a operar no mercado é para o reforço das suas equipas durante o próximo ano.?Em paralelo com aumento de ofertas neste sector, outros dão sinais de uma dinâmica crescente. Em setembro, a Engenharia superou as Tecnologias de Informação na divulgação de novas oportunidades de emprego, com 301 ofertas contra 242, respetivamente. Porém, quer um sector quer outro não conseguiram alcançar o primeiro lugar no ranking dos mais dinâmicos nas contratações.

No último mês, foi a área da Banca, Seguros e Financeira quem mais foi ao mercado à procura de talento. Os números podem estar inflacionados pelo típico pico de contratação para consultora e seguradoras que, habitualmente caracteriza esta época do ano, por isso os próximos meses servirão para melhor filtrar os resultados relativos à evolução nacional das contratações.

Quem Recruta mais*

O ranking mensal dos maiores recrutadores Expresso Emprego foi em setembro dominando pela área comercial, com empresas como a Decathlon, a ERA a NOS Empresas e a OptimHome a marcarem presença entre os mais ativos nas contratações. Da lista fazem ainda parte oportunidades no sector farmacêutico, na indústria e na gestão.

1º Decathlon
2º Hovione FarmaCiência SA
3º JOP
4º EVERJETS - Aviação Executiva
5º Grupo Portucel
6º VIMECA Transportes
7º ERA
8º NOS Empresas
9º OptimHome
10º Gestamp



OUTRAS NOTÍCIAS
Urbanismo inspira MBA

Urbanismo inspira MBA


Proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar e integrada no desenvolvimento urbano, do papel do sector imobiliário e da reabilitação urbana enquanto motores da transf...

Portugal a Recrutar: Regresso das Contratações

Portugal a Recrutar: Regresso das Contratações


Quanta da redução do desemprego a que assistimos se faz à conta da emigração?  Qual a estratégia nacional para travar a fuga de cérebros e atrair...


"No mercado de trabalho tem de haver lugar para todos"


Assumiu funções como presidente do IEFP numa altura em que a taxa nacional de desemprego já dava sinais de inversão. Como evoluiu o mercado de trabalho nacional entretanto ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS