Notícias

O talento que atrai a SUMOL+COMPAL

O talento que atrai a SUMOL+COMPAL

A atração de talento e a definição de estratégias para o reter é, desde há muito, o foco da carreira de Catarina Graça. A recém-nomeada diretora de Pessoas da SUMOL+COMPAL soma um longo percurso ligado à gestão de Recursos Humanos em organizações de distintos setores. Contratar não tem fórmulas infalíveis, mas tem requisitos que são transversais a qualquer área de atividade. Para a especialista, atrair a atenção de um recrutador implica hoje “estar visível” nas múltiplas plataformas ao serviço do recrutamento, ser inovador e ter personalidade.

29.01.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Para vencer no competitivo mercado de trabalho atual e assegurar a empregabilidade, qualquer candidato “deve expandir a sua rede de contactos e ser visível”. Por outras palavras, “não deve criar uma rede de contactos apenas quando precisa, mas deve fazê-lo também nos momentos em que não precisa”, defende Catarina Graça, a nova diretora de Pessoas da SUMOL+COMPAL. A gestora, que nos últimos anos tem dedicado a sua carreira a recrutar e fazer crescer talento em empresas como a Altran Portugal, o Hay Group ou a Danone, está atualmente focada no crescimento da equipa da SUMOL+COMPAL em Portugal.

Para este ano a empresa tem previstas 20 novas contratações, em áreas que vão desde a logística ao sector industrial, marketing e vendas. Catarina Graça tem bem definido o que procura.?Na SUMOL+COMPAL a sua missão é fazer crescer profissionalmente os 1198 profissionais da empresa e acrescentar alguns a este número, os necessários ao desenvolvimento do negócio. Este ano, a gestora aponta para 20 novas contratações mas o número não está fechado. A decorrer estão já processos de seleção para técnicos de aprovisionamento (Almeirim) e um gestor de Produtos de Inovação que deverá integrar a empresa em Carnaxide. “Normalmente o valor de contratações previsto sobe durante o ano”, explica Catarina Graça.

O que está definido à partida é o perfil do candidato SUMOL+COMPAL. “Tem de ser inovador e ter personalidade”, enfatiza a diretora de Pessoas que realça como determinante a capacidade do candidato saber destacar, durante o processo de seleção, “o seu talento, as suas motivações e áreas de interesse”. Na essência, o que para Catarina Graça é tão ou mais relevante do que a formação técnica de base, é o desenvolvimento de uma marca pessoal, um fator de diferenciação, por parte dos candidatos. Para a gestora é cada vez mais determinante que um candidato demonstre ter uma estratégia clara de carreira e que saiba “capitalizar os seus talentos e a experiência adquirida, compreendendo de que forma é que estas variáveis, desenvolvidas no passado, poderão ser aplicadas num futuro desafio profissional”. São estes os talentos que Catarina Graça quer na sua equipa.

Catarina Graça
40 anos
Diretora de Pessoas da SUMOL+COMPAL

Formação: 
É licenciada em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e possui uma pós-graduação em Comunicação Organizacional pela Universidade Católica Portuguesa.

Primeiro emprego:
Iniciou a carreira aos 23 anos na Neurónio, como software developer.

Percurso:
Foi no sector das Tecnologias de Informação que iniciou a carreira, ao serviço da Neurónio, onde trabalhou na área de Desenvolvimento como responsável pela gestão de projetos. O primeiro contacto com a gestão de pessoas dá-se em 2002, na Altran Portugal (Grupo Altran Technologies), onde foi responsável de Recursos Humanos. No currículo soma ainda o Hay Group e a Danone, onde assegurou as funções de HR Business Partner e Business Unit HR Manager, antes de integrar a SUMOL+COMPAL, onde acaba de assumir a direção de Pessoas.

Número de profissionais que lidera:
1198, de forma direta.

Vagas a criar em 2016:
Cerca de 20, nas áreas de Negócio, Operações e Suporte.

Competências que mais valoriza:
“Versatilidade, trabalho em equipa e paixão”.



OUTRAS NOTÍCIAS
ISEG treina gestores de luxo

ISEG treina gestores de luxo


Quatro dias, um programa de formação intenso, profissionais de várias áreas de especialidade e um painel de oradores que se destacam pela sua intervenção na g...

Uniplaces prepara contratações

Uniplaces prepara contratações


No seu percurso, Filipa Larangeira soma três startups de acelerado crescimento, a par com organizações como a Unilever – Jerónimo Martins, onde iniciou a carreira, e a...

Oracle quer contratar 1400

Oracle quer contratar 1400


A Oracle tem em marcha um processo de recrutamento na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) que deverá conduzir à empresa mais de 1400 novos profissionais, maioritariamente...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS