A sua carreira é o nosso trabalho
Empresas

    Voltar
  NAU e ERES unidas para facilitar a   
  Aquabiking já cativa portugueses  
O mentor da iniciativa

O mentor da iniciativa



13.06.2013 | Por Cátia Mateus

A Universidade do Porto ajudou a lançar um motor de busca para empreendedores.

Chama-se Mentor-Emprende e é uma espécie de “Google” para empreendedores. Aqui é possível encontrar todo um mundo de conteúdos relacionados com empreendedorismo e criação de empresas, numa altura em que a capacidade de iniciativa e de risco são a maior arma de combate ao desemprego. O projeto base foi desenvolvido por especialistas da Universidade de Santiago de Compostela, mas em Portugal a Universidade do Porto é uma das instituições que colaborou na implementação da plataforma que já está ativa no sítio online da RedEmprendia.

Com o empreendedorismo, a inovação e a criação do autoemprego, cada vez mais dentro das universidades, o Mentor-Emprende foi estruturado a pensar nos estudantes que encaram a iniciativa empresarial e o autoemprego como uma opção de futuro. A partir deste motor de busca especializado, é possível encontrar a uma vasta panóplia de conteúdos e dicas úteis a quem procura desenvolver um negócio próprio. Como criar um projeto empresarial na área da restauração, como reunir apoios, como minimizar o risco, como fidelizar clientes são algumas das dias que pode encontrar neste autêntico Google do empreendedorismo.

A plataforma foi originalmente criada pela Universidade de Santiago de Compostela, mas já está disponível em português, graças à associação de algumas instituições nacionais ao projeto, como a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto. Esta última alocou à plataforma vários especialistas em empreendedorismo que contribuiram para que fosse possível disponibilizar os conteúdos do “Mentor Emprende” na língua de Camões.

Um Google do Empreendedorismo
Segundo a Universidade do Porto, o objetivo da plataforma é apoiar os empreendedores e permitir-lhes encontrar, de um modo simples e sistematizado, conteúdos sobre empreendedorismo, criação de empresas e autoemprego. Desta forma, assegura a instituição, é possível diminuir as dificuldades de acesso à informação por parte de perfis potencialmente empreendedores, mas sem formação específica na área da inovação.

Criado no seio de uma universidade, o Motor-Emprende segue uma tendência que há muito já se tornou global: a dos projetos nascidos dentro das instituições de ensino. Neste caso, a meta é apoiar alunos a tornarem-se empreendedores, desafiando as negras taxas de desemprego jovem em Portugal, com a criação de emprego.
O portal é de acesso gratuito e está disponível através do endereço www.redemprendia.org/mentor/, integrado na RedEmprendia, a plataforma que reúne instituições de ensino ibero-americanas, promotoras da inovação e do empreendedorismo.

    Voltar
  NAU e ERES unidas para facilitar a   
  Aquabiking já cativa portugueses  


Deixe o seu comentário




 
Publicidade
Siga-nos: Facebook Expresso Emprego Twitter Expresso Emprego Linkedin Expresso Emprego

Publicidade


Formação Em Destaque...   Formação
 

Suporte Técnico

Page Personnel

Liquidity Risk Manager

Michael Page

Responsável de Marketing

Michael Page

Controller Financeiro

Randstad Professionals

Administrativo de Processos Logística

Randstad Professionals

Técnico Oficial de Contas

Randstad Professionals
 

Publicidade

©2014 | Expressoemprego | Todos os direitos reservados