Notícias

O mentor da iniciativa

O mentor da iniciativa

A Universidade do Porto ajudou a lançar um motor de busca para empreendedores.

13.06.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Chama-se Mentor-Emprende e é uma espécie de “Google” para empreendedores. Aqui é possível encontrar todo um mundo de conteúdos relacionados com empreendedorismo e criação de empresas, numa altura em que a capacidade de iniciativa e de risco são a maior arma de combate ao desemprego. O projeto base foi desenvolvido por especialistas da Universidade de Santiago de Compostela, mas em Portugal a Universidade do Porto é uma das instituições que colaborou na implementação da plataforma que já está ativa no sítio online da RedEmprendia.

Com o empreendedorismo, a inovação e a criação do autoemprego, cada vez mais dentro das universidades, o Mentor-Emprende foi estruturado a pensar nos estudantes que encaram a iniciativa empresarial e o autoemprego como uma opção de futuro. A partir deste motor de busca especializado, é possível encontrar a uma vasta panóplia de conteúdos e dicas úteis a quem procura desenvolver um negócio próprio. Como criar um projeto empresarial na área da restauração, como reunir apoios, como minimizar o risco, como fidelizar clientes são algumas das dias que pode encontrar neste autêntico Google do empreendedorismo.

A plataforma foi originalmente criada pela Universidade de Santiago de Compostela, mas já está disponível em português, graças à associação de algumas instituições nacionais ao projeto, como a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto. Esta última alocou à plataforma vários especialistas em empreendedorismo que contribuiram para que fosse possível disponibilizar os conteúdos do “Mentor Emprende” na língua de Camões.

Um Google do Empreendedorismo
Segundo a Universidade do Porto, o objetivo da plataforma é apoiar os empreendedores e permitir-lhes encontrar, de um modo simples e sistematizado, conteúdos sobre empreendedorismo, criação de empresas e autoemprego. Desta forma, assegura a instituição, é possível diminuir as dificuldades de acesso à informação por parte de perfis potencialmente empreendedores, mas sem formação específica na área da inovação.

Criado no seio de uma universidade, o Motor-Emprende segue uma tendência que há muito já se tornou global: a dos projetos nascidos dentro das instituições de ensino. Neste caso, a meta é apoiar alunos a tornarem-se empreendedores, desafiando as negras taxas de desemprego jovem em Portugal, com a criação de emprego.
O portal é de acesso gratuito e está disponível através do endereço www.redemprendia.org/mentor/, integrado na RedEmprendia, a plataforma que reúne instituições de ensino ibero-americanas, promotoras da inovação e do empreendedorismo.



OUTRAS NOTÍCIAS
Aquabiking já cativa portugueses

Aquabiking já cativa portugueses


Desafiando o mais negro cenário da crise e da austeridade, os três empreendedores investiram 150 mil euros na abertura do primeiro centro de waterbike no Porto. Reconhecem que a austerida...

O emprego pode estar no seu Iphone

O emprego pode estar no seu Iphone


Depois da internet e das redes sociais, são agora os smartphones e os tablets que estão a revolucionar os processos de recrutamento. Procurar um emprego é, nos dias que correm, um...

Inovação aberta chega ao ISEG

Inovação aberta chega ao ISEG


O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) inicia este mês a primeira edição um curso de Inovação Aberta. A formação tem duraç&atild...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS