Notícias

O emprego pode estar no seu Iphone

O emprego pode estar no seu Iphone

O mercado de trabalho está em mudança e a forma como as empresas detetam e selecionam talento também. Na Era do social, onde ninguém recruta sem consultar o Facebook, Linkedin, Twitter ou até Instagram dos candidatos, o emprego que procura pode estar no seu smartphone. Se está à procura da oportunidade certa para o seu perfil, há aplicações que não vai querer perder.

13.06.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Depois da internet e das redes sociais, são agora os smartphones e os tablets que estão a revolucionar os processos de recrutamento. Procurar um emprego é, nos dias que correm, uma tarefa a tempo inteiro e disso ninguém duvida. Mas há todo um mundo de aplicações, concebidas para smartphone e tablets, que o podem ajudar nessa tarefa e até dar-lhe alguma vantagem face à concorrência. Com estas ferramentas pode criar um currículo nas redes sociais, contactar com recrutadores em múltiplas plataformas, conhecer oportunidades disponíveis perto da sua área de residência e até testar o seu nível de preparação para uma entrevista de emprego ou um determinado processo de seleção. Se tem um iPhone ou um iPad, o Techradar pensou em si elencou num ranking uma lista de aplicações que o vão ajudar a ultrapassar com honra e distinção toda as etapas de recrutamento. Mas além destas, há muitas outras. Com a sua competência e ajudar da aplicação certa, o emprego pode ser seu.

O The Careerbuilder.com para iPhone foi a primeira aplicação do género a surgir e abriu todo um “admirável mundo novo” às que entretanto foram surgindo. A pioneira aplicação mantém-se muito popular, ainda que dispute lugar com uma concorrência cada vez mais feroz. Trata-se de aplicação gratuita que, utilizando serviços de geolocalização, permite procurar emprego onde quer que esteja gozando de todas as funcionalidades já existentes no site da marca em www.careerbuilder.com. A aplicação disponibiliza também descrição de funções e salários e permite guardar uma lista de ofertas disponíveis, bem como responder às oportunidades.

Alertas para empregos de sonho

E se o que lhe dava mesmo jeito era receber alertas de cada vez que surge uma nova oportunidade, compatível com o seu perfil, numa das empresas onde sonhava trabalhar, então o Job Compass é para si. Esta aplicação utiliza o localizador do iPhone para determinar a sua atual posição no mapa e possibilita-lhe procurar emprego num raio de 50 quilómetros, bem como listas as empresas e funções da sua preferência gerando alertas a cada nova oportunidade que surja.

E porque para se candidatar a qualquer vaga disponível precisa sempre de um currículo, há também uma aplicação que garante que o seu anda sempre consigo, como se o trouxesse no bolso. A Pocket CV está também disponível na app store e permite criar um currículo com duas páginas, no máximo, e um layout simples e organizado, como se querem os currículos. Para quem é utilizador do Linkedin a aplicação é ainda mais simples de utilizar, já que importa todos os dados do perfil da rede social para  aconstrução do CV.

Ultrapassada a fase da pesquisa de oportunidades e do currículo, pode também pegar no telefone e testar as suas competências e nível de preparação para a entrevista. Basta-lhe para isso instalar a Interview Skills. A aplicação é gratuita e foi concebida para ajudar um candidato a preparar-se para uma entrevista de emprego, seja qual for a sua área de atividade. Criada com o apoio do Barclays Capital, a aplicação permite assistir a vídeos que o ajudem a perceber o que o entrevistador pretende com determinada questão e, é claro, preparar as respostas.

À distância de uma aplicação

Now Hiring é uma aplicação pensada para quem procura um novo emprego ou uma mudança completa na carreira. O Now Hiring permite guardar pesquisas de emprego e filtrar a procura por distância, data, relevância, tipo de contrato, função ou localização. Está disponível para vários destinos mundiais.

Job Finder agrega ofertas de vários sites, facilitando as pesquisas. Basta apenas que especifique a sua localização, a região onde está interessado em trabalhar e o seu perfil.

Careerbuilder foi a pioneira das aplicações e utiliza serviços de geolocalização para  permitir a procura de emprego onde quer que esteja gozando de todas as funcionalidades já existentes no site da marca em www.careerbuilder.com.  oportunidades.

Job Compass parte do localizador do iPhone para determinar a sua atual posição no mapa e possibilita-lhe procurar emprego num raio de 50 quilómetros, bem como listar as empresas e funções da sua preferência gerando alertas a cada nova oportunidade que surja.

Craigster permite aceder a milhares de ofertas internacionais e marcar as suas pesquisas favoritas, bem como enviar por mail ofertas a amigos ou contactar diretamente os recrutadores da lista.

Linkedin é a aplicação da conhecida rede social professional. Reúne as mesmas funcionalidades, acessíveis a partir de iPhone ou iPad, em qualquer lugar.

iJobs disponibiliza no seu iPhone milhares de oportunidades de emprego, detetando automaticamente a sua localização e simplificando a pesquisa.

Pocket CV
assume-se como o seu currículo de bolso. Permite criar um CV de duas páginas, em oito formatos diferentes. Pode ser gerido em articulação com o Linked e possibilita o envio rápido para qualquer empregador.

ABContacts é sobretudo uma ferramente de gestão de networking. Enquanto o Linkedin é o ideal para pesquisar emprego e construir uma rede de contactos, a ABContacts está focada na gestão dos seus contactos, permitindo organizá-los em grupos dinâmicos de acordo com regras por si definidas.

BeamME é uma aplicação universal e gratuita para troca de cartões profissionais através do iPhone. Permite enviar cartões profissionais para qualquer dispositivo móvel ou computador, incluindo BalckBerry ou Macs.

Jobcentreplus permite aceder a vagas de emprego internacionais e realizar pesquisar por geolocalização, partindo de um filtro que é o perfil que você definir.

Monster Jobs é obrigatório para quem procura emprego, sobretudo no Reino Unido. O método de procura é simples e permite encontrar oportunidades em vários países. A aplicação exige que se tenha uma conta no Monster e permite elaborar CV, cartas de apresentação e responder a ofertas.

CV Library tem mais de 50 mil empregos listados e 4,7 milhões de utilizadores registados. Oferece um serviço oferece uma revisão gratuita para o CV e uma selecção de 70 empresas recrutadoras, a partir do momento em que se inscreve.

Resume Designer serve otimizar os currículos e facilitar a sua visualização. Basta  colocar a informação relevante no template disponibilizado e a aplicação cria um documento.

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Inovação aberta chega ao ISEG

Inovação aberta chega ao ISEG


O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) inicia este mês a primeira edição um curso de Inovação Aberta. A formação tem duraç&atild...

Empresas querem consultores

Empresas querem consultores


Ainda que engenheiros e perfis mais tecnológicos figurem entre os profissionais com maior facilidade de encontrar colocação no mercado de trabalho nacional e internacional, em mai...

Talento nacional a caminho do Japão

Talento nacional a caminho do Japão


Os portugueses que queiram frequentar um curso superior, desenvolver investigação, realizar um mestrado ou um doutoramento no Japão, têm agora a vida mais facilitada. O Mini...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS