Notícias

Líderes inspiram carreiras

Líderes inspiram carreiras

Chama-se “Design the Future” e reúne mais de 100 profissionais portugueses, reconhecidos nas suas áreas de atuação, unidos pelo desígnio de inspirar os jovens portugueses na escolha do seu futuro profissional. 

19.06.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Escolher um futuro profissional está longe de ser uma opção sem dilemas para os milhares de jovens estudantes que, a cada ano, escolhem por esta altura uma carreira. Este ano, a Fundação Vodafone e a Associação Beter Future quiseram apoiar uma escolha informada. Está desde esta semana em funcionamento a plataforma online “Design the Future” (http://designthefuture.pt/), uma iniciativa das duas organizações que se uniram para facilitar a escolha dos jovens portugueses com exemplos práticos de carreira e informação completa dos mais de 3300 cursos disponíveis nas instituições de ensino nacionais.

Dar a conhecer os desafios inerentes a uma carreira na música, na advocacia, nas forças de segurança, na medicina, na engenharia, na arquitetura, jornalismo ou no desporto, pela voz de que talentos reconhecidos em cada uma destas áreas é a aposta da plataforma digital que na fase de lançamento integra mais de 100 vídeos com entrevistas a profissionais como Marcelo Rebelo de Sousa, o guitarrista dos Xutos e Pontapés, Zé Pedro, o chef José Avillez, o CEO da Vodafone, Mário Vaz e muitos outros que, de viva voz, partilham os desafios diários da profissão que exercem e sobre as motivações que os levaram a escolher a vocação na qual são hoje uma referência.

O projeto Design the Future está disponível em multiplataforma (PC, smartphone e tablet) e segundo os dois parceiros responsáveis pela sua criação, “tem como missão difundir o conhecimento e promover a literacia dos jovens portugueses ao nível das suas opções formativas, de forma a permitir-lhes uma escolha académica mais orientada aos seus gostos e aptidões”. Através da plataforma, “os entrevistados partilham a sua experiência profissional, de modo a transmitirem informação necessária para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes e orientadas ao seu perfil, competências e vocação, sempre em linha com as necessidades do mercado”, explicam.

Segundo a Fundação Vodafone, o programa pretende contribuir para a melhoria do conhecimento dos jovens em relação às profissões existentes no mercado atual, bem como permitir disponibilizar informação sistematizada sobre as várias opções formativas existentes em Portugal, através das quais os jovens poderão ao longo do seu percurso desenvolver competências para o exercício de determinada profissão, designadamente informação sobre os cursos e respetivas instituições, provas de ingresso e médias de acesso.

Orientado para os cerca de 440.900 jovens atualmente a frequentar o ensino secundário, para os alunos que frequentando o ensino superior desistem logo no início do percurso académico por insatisfação com a área escolhida ou ainda para os que enfrentam situações de desemprego, potenciadas falta de informação dos estudantes em relação aos cursos disponíveis no mercado e às respetivas saídas profissionais, a plataforma Design the Future é (à semelhança de outros programas promovidos pela Fundação Vodafone) inclusiva, assegurando a plena acessibilidade a utilizadores cegos ou com baixa visão, que podem aceder a todos os conteúdos disponibilizados através da mesma, onde se incluem mais de 3300 cursos (desde formação profissional, licenciaturas, mestrados ou pós-graduações), em 1200 especialidades  distintas. 



OUTRAS NOTÍCIAS
INDEG-IUL treina inovadores

INDEG-IUL treina inovadores


Criar valor nas empresa pela via da promoção e gestão eficiente da inovação é o propósito do Executive Master in Innovation Management, o curso executi...

Como se contratam CEOs

Como se contratam CEOs


Recrutar um diretor executivo para (CEO) para uma organização pode, com muita facilidade, implicar a abordagem a 100 a 120 profissionais. Quem o garante é José Bancaleiro, ...

iCreate reforça equipa tecnológica

iCreate reforça equipa tecnológica


A consultora tecnológica iCreate Consulting tem em marcha um processo de identificação de talent com ao reforço da sua equipa na capital do país. A empresa quer at&e...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS