Notícias

Inovar para vencer a desmotivação

Inovar para vencer a desmotivação

Contribuir a redução da desmotivação pela escola e consequente abandono escolar, através da criação de competências  pessoais de iniciativa e criatividade, foi o propósito que orientou a criação da Apps for Good.

10.09.2016 | Por Cátia Mateuss


  PARTILHAR



A iniciativa que nasceu em 2011, no Reino Unido, pelas mãos do CDI, uma ONG focada em “transformar a vida através da tecnologia”, une alunos e professores que trabalham conjuntamente no desenvolvimento de projetos tecnológicos específicos, criados para colocar a tecnologia ao serviço da resolução de problemas concretos. Em Portugal, a iniciativa permitiu este ano identificar 20 app com potencial entre várias instituições de ensino nacionais. Os vencedores são conhecidos na próxima semana, a 13 de setembro, na final nacional da competição que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

São hoje mais de 24 mil os alunos que participam no projeto Apps for Good a nível mundial. Em Portugal, a edição deste ano analisou 100 aplicações desenvolvidas por alunos do 2º ciclo do ensino secundário, de escolas de norte a sul do país, que em junho foram submetidas à avaliação de um júri composto por representantes de empresas como a SAP, REN, DNS, Siemens, Nokia, Edulog, BLIP, PT, farfetch, BIT Sonae, Microsoft, SRS Advogados e ACP, além de elementos da Direção-geral da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foram selecionadas as 20 melhores apps que agora disputarão a final nacional. Segundo João Barrancho, diretor executivo do CDI Portugal, “o tipo de aplicações submetidas a competição nesta edição demonstra bem a preocupação e interesse dos jovens pelas causas sociais e pela criação de uma sociedade mais cívica e sustentável”.

As 20 apps que vão disputar a final

Amigos do GAAF:
Permite difundir pedidos de ajuda, no campo de atuação dos gabinetes de Apoio Social Escolar (angariar voluntários, lançar sms's de apelo à doação de bens, etc.

FQ9:
É uma app funcional, pensada para ajudar os alunos do 9º ano a estudar Físico-Química.

OGTA:
Foi pensada para apoiar as IPSS na gestão e organização de horários de trasporte de crianças.

Help People:
A app foi criada para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades associadas à vida em montes ou aldeias isoladas.

24H SOS:
Criada para permitir a pesquisa de profissonais que realizem serviços de reparação doméstica.

Drive Safe:
Permite realizar de forma simples o cálculo do grau de alcoolemia.

EBSSA Amiga dos Animais:
Foi pensada para incentivar a solidariedade para com os animais abandonados, permitindo apoiar associações locais.

Biblioteca Mágica:
Facilita o acesso á biblioteca escolar de forma segura, organizada e rápida.

Fire Tracker Help:
Está focada em apoiar o combate aos fogos, disponibilizando informações relativas ao posicionamento dos carros de combate.

Intelligent Elderly:
Apoia o desenvolvimento do trabalho de auxiliares de saúde e enfermeiros em lares de idosos e outras instituições.

Cook Wizards:
A app fornece sugestões diárias para refeições, com indicação do grau de dificuldade e tempo de execução, com base no que tem armazenado no frigorífico.

Agro Conta:
App apoia a economia de pequenos agricultores, registando os gastos realizados nas atividades agrícolas e os proveitos, de forma a viabilizar a viabilidade da exploração.

Save Energy Now:
Permite que os utilizadores façam uma gestão consciente do telemóvel e gastem menos energia.

Enoturismo Douro:
Esta app focada no enoturismo do Douro que congrega informações para tirar o melhor partido da região.

Animalling:
Pretende diminuir o número de animais abandonados, promovendo a sinalização, guarda e adoção de animais.

Kids Care:
App de ajuda a babysitters ou crianças que vão ter um irmão. Fornece informações sobre o desenvolvimento e saúde das crianças.

School Assist:
Visa facilitar a partilha de conteúdos entre as escolas e as suas comunidades académicas.

The Dropper:
App criada para resolver o problema da escassez de água, sobretudo no Verão.

Team Call:
Esta aplicação facilita aos treinadores a organização de dados sobre os seus atletas, respetivos treinos e convocatórias.

Go Trilho:
É uma app para viajantes que utiliza o geoposicionamento para acionar a voz de um guia virtual explicando cada zona de interesse de um trilho.



OUTRAS NOTÍCIAS
Fast Track quer formar mestres da criatividade

Fast Track quer formar mestres da criatividade


Transmitir aos participantes uma visão transversal e alargada dos vários domínios de atuação do paradigma atual do marketing e comunicação, é o ...

Web Summit já contrata

Web Summit já contrata


“O Web Summit não acontece sozinho. É necessária uma equipa brilhante para o por de pé”. E é de novos elementos para esta “equipa brilhante” ...

ANJE tem €80 mil para potencial negócios inovadores

ANJE tem €80 mil para potencial negócios inovadores


Critical Software, Crioesaminal, Biosurfit, Medbone ou Active Space Technologies são alguns dos projetos empresariais a que a conquista do primeiro lugar do Prémio Jovem Empreendedor, a ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS