Notícias

IADE estimula inovação

IADE estimula inovação

O IADE Creative University vai apoiar empreendedores e PME nacionais.

17.05.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Em épocas de adversidade, a criatividade e inovação demarcam a linha ténue entre o sucesso e o fracasso de um projeto empresarial. Conscientes desta realidade o IADE Creative University (IADE-U) e a IDEIAS(R)EVOLUTION - A co-creative way of thinking innovation, da UNIDCOM – Unidade de investigação do IADE-U - que mereceu o reconhecimento do Governo português no âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovacão (+e+i) – uniram-se às empresas DIGITALAB/Rhino3Dportugal e à 3D SPOT e lançaram a pós- graduação em Co-Criação e Design Generativo para a Inovação. As candidaturas já decorrem.

Neste projeto académico que visa apoiar os empreendedores nacionais, integrando-os numa rede internacional especializada em evolução e (r)evolução tecnológica, o IADE-U Creative University uniu três pólos de conhecimento especializado. O curso de pós-graduação em Co-Criação e Design Generativo para a Inovação tem data de arranque prevista para Setembro desde ano e a sua base está no programa IDEIAS(R)EVOLUTION, cujo método e projeto de investigação, da autoria dos professores Américo Mateus e Carlos Alves Rosa, mereceu elevado reconhecimento pelo seu potencial e impacto nas empresas e mercados, “sobretudo numa altura em que se procuram soluções inovadoras para fazer frente aos desafios da economia e mercados globais”, explica a universidade.

Foi o trabalho realizado no âmbito deste programa que levou o IADE-U a apostar na criação de uma formação avançada que partilhasse as ferramentas e o conhecimento com os empreendedores, empresas e PMEs que se propõem a reagir e empreender. Para a coordenação da pós-graduação, o curso “será uma mais-valia para todos os criativos e empresas que estejam preocupados com a evolução do mercado, com o conhecimento de novas formas de concepção e produção de produtos e serviços, e com o novo papel dos consumidores no processo de criação e nos sistemas de inovação das empresas”.

O curso tem uma clara orientação internacional, até na sua metodologia “na medida em que existem soluções de licensing territorial, possíveis de estabelecer a aplicação em vários mercados e incubadoras académicas internacionais”, faz saber a instituição. A complementaridade dos três domínios de conhecimento que sustentam esta formação - DESIGNWARE, SOFTWARE E HARDWARE – fez unir os três parceiros desta pós-graduação pensada para “disseminar junto da comunidade de designers metodologias co-criativas, abertas e de inclusão das tecnologias no processo do Design”.

O novo curso, terá como meta cientifica agir proativamente para a consciencialização de novos processos projetuais do mercado, contribuindo com aplicações práticas para a mudança necessária do mindset dos designers, para uma compreensão total das oportunidades que a (r)evolução tecnológica a que assistimos traz para a área de conhecimento do Design. Novas realidades que estão a re-desenhar os sistemas produtivos do mundo atual. “O facto de estarmos todos conectados, aproxima os consumidores das indústrias e dos serviços e redefine o papel dos criativos e dos designers” adianta a universidade em comunicado, acrescentando que “neste novo ciclo Consumidor / Criador / Produtor, pertencerá ao design o desenvolvimento de novas metodologias e modelos projectuais que passam por conceitos como o Co- Design, o Design Parametrizável ou o Design Colaborativo”. Uma lógica que já originou novos modelos de negocio como a Quirky e a Kickstarter. As candidaturas para a pós-graduação estão a decorrer a partir do site do IADE-U. 



OUTRAS NOTÍCIAS
NOV investe em Portugal e contrata 60

NOV investe em Portugal e contrata 60


A empresa que desenvolve e implementa sistemas para a indústria do petróleo e gás, está ainda a recrutar colaboradores para uma equipa que, em pleno funcionamento, empregar...

Brasil já recruta para os Olímpicos

Brasil já recruta para os Olímpicos


A contagem decrescente para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que no Rio de Janeiro (Brasil) já começou. A organização do evento desportivo tem já em marcha o prog...

“O mercado só está a absorver os melhores e os mais adaptáveis”

“O mercado só está a absorver os melhores e os mais adaptáveis”


A Msearch atua nas áreas de recrutamento e seleção de quadros especializados. Lançaram recentemente duas novas áreas de negócio - Assessment e Interim Managem...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS