Notícias

Grupo ISQ requalifica 400

Grupo ISQ requalifica 400

O Grupo ISQ vai formar e certificar 400 técnicos para integrarem estágios em empresas dos setores da energia, automação e manutenção industrial, no âmbito do projeto “Qualificar para Empregar”. A iniciativa resulta de uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e dá prioridade à reconversão de profissionais em situação de desemprego.

02.05.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Aproximar profissionais em situação de desemprego ou com dificuldades de ingresso no mercado de trabalho é o grande objetivo do projeto “Qualificar para Empregar” que o grupo português ISQ, especializado na prestação de serviços de inspeção ensaio, formação e consultoria técnica, criou em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito das medidas Aprendizagem e Vida Ativa. Nesta primeira edição, o Grupo ISQ deverá formar 560 desempregados, colocando 400 em estágios nas várias empresas do sector da energia.

O Grupo ISQ soma 50 anos de atividade em Portugal. Para além de realizar ensaios, testes e inspeções – desde a estabilidade da ponte 25 de Abril, ao tempo de vida que resta aos pipelines da refinaria de Sines – é uma das entidades de referência na formação para certas áreas tecnológicas. Um conhecimento que decidiu agora colocar ao serviço do combate ao desemprego nacional. Na sequência do acordo firmado com o IEFP, o Grupo ISQ vai formar profissionais que possam exercer funções como mecânicos de aquecimento central, instaladores e soldadores de redes de gás, técnicos de qualidade e higiene alimentar, entre outras funções num sector onde o emprego está a aumentar como o da Energia, Automação e Manutenção Industrial.

Para Marta Branquinho Garcia, coordenadora de Formação do Grupo ISQ, “uma das causas de estagnação do país é o baixo nível de qualificação dos recursos humanos. Só 35% dos portugueses com mais de 25 anos terminaram o segundo ciclo de escolaridade, face a 86% na Alemanha ou 72% em França”. A responsável confirma que o sector do Oil & Gas está em crescimento e acrescenta que esta área poderá constituir um importante foco de oportunidades para profissionais em situação de desemprego ou dificuldades de acesso mercado laboral.

No âmbito do projeto Qualificar para Empregar, o Grupo ISQ assegurará a 560 profissionais uma formação de três meses, numa das várias áreas técnicas que tem disponíveis. Destes, 400 profissionais integrarão um estágio de três meses em empresas parceiras do ISQ. Marta Branquinho Garcia explica que o trabalho de estabelecimento destas parcerias que assegurarão estes estágios está ainda a decorrer e embora reconheça que uma vez finalizado o estágio, não há obrigatoriedade das empresas integrarem os estagiários, acrescenta que em projetos semelhantes a empregabilidade ronda os 75 a 80%, tendo em consideração que esta é uma área com carência de profissionais especializados. “O objetivo da medida é preparar as pessoas para áreas onde, de facto, existe emprego no país”, explica a responsável enfatizando que “em alguns destes cursos, o ISQ está habilitado para certificar os participantes e emitir carteiras profissionais, o que lhes permitirá trabalhar em empresas, mas também criar o seu próprio emprego”.

Podem inscrever-se neste programa, os profissionais com habilitações ao nível do 12º ano ou do 9º ano, caso tenham experiência na área, desde que estejam inscritos num centro de emprego da sua área de residência. A formação que é totalmente gratuita tem uma duração de três meses e decorre em Oeiras, na sede do Grupo ISQ. Aos participantes é assegurada uma bolsa de formação e subsídio de alimentação. O estágio que se segue é também remunerado. Segundo Marta Branquinho Garcia, o programa está a captar o interesse de vários profissionais seniores, na faixa etária acima dos 45 anos, que procuram uma alternativa de regresso ao mercado de trabalho.



OUTRAS NOTÍCIAS
Startup 100% nacional quer incubar talentos

Startup 100% nacional quer incubar talentos


Chama-se IDEIAhub - Instituto para o Desenvolvimento de Empresas, Individuos e Ambições e resulta, exatamente, da ambição de João Carlos Simões, Sónia ...

Retoma do imobiliário dinamiza contratações

Retoma do imobiliário dinamiza contratações


Em 2013, o projeto Casa Pronta ERA registou um volume de faturação de 18 milhões de euros. Criado em 2012 por Isidro Fernandes, o serviço capaz de oferecer aos clientes uma...

Emprego mantém rota de recuperação

Emprego mantém rota de recuperação


Entre as 1372 ofertas de emprego divulgadas durante o mês de abril, no Expresso Emprego (versão impressa e site na internet), o maior volume de oportunidades divulgadas estava orientado p...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS