Notícias

Europa contrata em Portugal

Europa contrata em Portugal

São 24 empregadores de 14 países europeus e vão estar em Portugal a contratar, no âmbito da iniciativa europeia de recrutamento Engineering Mobility Days. Durante dois dias, a FCT-Nova convoca engenheiros e especialistas em TI a participar nesta missão europeia de recrutamento.

15.05.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Conjugar a necessidade de recursos humanos das empresas com as ambições de empregabilidade dos candidatos, é o objetivo-âncora da quarta edição nacional do evento europeu de recrutamento Engineers Mobility Days, organizado em solo nacional pela rede EURES Portugal, o Instituto do emprego e Formação Profissional (IEFP) e a associação de estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). De 20 a 21 de maio, os auditórios da universidade recebem 24 empresas com mais de 300 vagas para preencher. O que procuram em Portugal? Especialistas altamente qualificados nas áreas da engenharia, ciência, investigação e desenvolvimento e tecnologias de informação, garante Francisco d’Aguiar, vogal do conselho diretivo do IEFP.?

“O Engineers Mobility Days  é uma oportunidade de encontro entre empregadores, conselheiros EURES (especialistas em mobilidade) e profissionais, portugueses e de outros países europeus, das áreas das engenharias, ciência, investigação e desenvolvimento e tecnologias de informação”, explica o responsável do IEFP realçando a forte componente informativa e de aconselhamento para os candidatos que o evento contempla, a par com a sua missão de plataforma de recrutamento. Até ao momento, a EURES Portugal recebeu já a confirmação de 24 empregadores, 13 dos quais recrutar online, de 14 países europeus que participarão no evento. ?Empresas como a Google, a Microsoft, Novabase, Ascent Software, UNIT4 R&D, Volkswagen Autoeuropa, Borgwarner, Alten, OKIN Business Process Services, CGI, CrossBorder Talents, RNA Automation, Teleperformance Portugal, Tessares, Xelvin Zuid, entre outras, figuram na lista de recrutadores que na próxima semana estarão na FCT-UNL a captar talento.

Francisco d'Aguiar destaca ainda os seis pontos de informação  - Centro de Informação Europeia Jacques Delors: Carreiras em Organizações Internacionais, Centro Nacional Europass, Contact Singapore, EURAXESS, INOV Contacto, Ordem dos Engenheiros, projetos Oresund para áreas TICs e Ciências da Vida - que, no evento, prestarão esclarecimento aos candidatos.

Da Europa ao Brasil
Dirigido a profissionais experientes ou recém-graduados, com conhecimentos linguísticos sólidos em inglês e noutras línguas europeias, com ambições de carreira internacional, o evento tem como propósito central promover a mobilidade profissional. Porém, o responsável do IEFP destaca nesta edição a participação de seis empresas portuguesas, “algumas das quais a recrutar para o território nacional, outras que participam sobretudo online na perspetiva de recrutamento de candidatos de outros países com competências, nomeadamente linguísticas, muito específicas, difíceis de encontrar em Portugal”. Francisco d'Aguiar acrescenta que algumas destas empresas estão também em processos de internacionalização ou integram grupos internacionais pelo que, reforça, “as oportunidades que se apresentam podem também alargar-se a outros países, europeus e não só”. Da lista de empresas participantes fazem também parte organizações que procuram recrutar em Portugal profissionais para abordar outros mercados lusófonos, nomeadamente o Brasil. 

?A participação no evento é gratuita mas implica o registo prévio a partir da plataforma www.engineersmobilitydays.eu. No local os candidatos terão a acesso a um programa diversificado com perto de 40 sessões de informação. Entre as áreas onde, neste momento, as empresas apresentam maiores necessidades de recrutamento estão, segundo o representante do IEFP, a engenharia informática (em particular programação, arquitetura de sistemas), engenharia eletrotécnica e eletrónica, automação, telecomunicações, engenharia mecânica, biotecnologia, mecatrónica e outras. As edições anteriores do evento atrairam mais de 12.900 participantes e contaram com a participação de mais de 120 empregadores.



OUTRAS NOTÍCIAS
Currículo: é tudo relevante?

Currículo: é tudo relevante?


Muito mais do que a mera soma das partes, o currículo ideal tem de dar sentido às várias etapas de carreira cumpridas e demonstrar a capacidade do candidato e a sua adequaç...

Comissão Europeia seleciona gestores

Comissão Europeia seleciona gestores


O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) está a selecionar 60 gestores para integrar os serviços da Comissão Europeia. Nesta fase, a EPSO está a ...


"Motivação vale tanto quanto a competência técnica"


Na Hilti Portugal, a empresa especializada no desenvolvimento de produtos, sistemas e soluções inovadoras para a indústria da construção civil, trabalham 86 profissi...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS