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Erros que o Linkedin não perdoa

Erros que o Linkedin não perdoa

O Linkedin é apontado como a rede social profissional do momento e poucos são já os recrutadores que resistem a consultar o ‘perfil social’ dos seus candidatos, antes de os contratarem. Mas à medida que aumenta a utilização desta rede como aliada das boas contratações, aumentam também os alertas em relação à forma como os profissionais as utilizam. Rui Pedro Caramez, professor e especialista nesta plataforma profissional, não tem dúvidas ao assumir que há erros comportamentais a evitar para ser bem sucedido na missão de encontrar emprego ou evoluir profissionalmente através do Linkedin.

16.01.2014


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Ter postura para ter resultados é uma regra básica para Rui Pedro Caramez, no que ao Linkedin diz respeito. Para o autor do livro “Como ter sucesso no Linkedin”, há seis erros comportamentais que devem ser evitados para não prejudicar a imagem dos candidatos nesta rede profissional. Afinal, muito do recrutamento já passa por aqui.
Não ter um propósito ou não entender a razão pela qual se está no Linkedin é para Rui Pedro Caramez o primeiro grande erro. Segundo o autor, a maior parte dos profissionais com um perfil criado nesta plataforma tem como propósito “reforçar as relações profissionais e desenvolver a marca pessoal”. Compreender estes objetivos é fundamental para orientar as ações de modo a alcançá-los. O autor aconselha mesmo os profissionais a anotarem as três principais razões para a sua presença e determinar quais as ações necessárias para alcançar cada um dos propósitos.

Estar presente mas não participar é outro dos erros a evitar. “Há quase 90 milhões de pessoas no Linkedin e a maioria não é ativa. Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores”, explica. Rui Pedro Caramez alerta para o facto do sucesso no Linkedin ser construído a longo prazo, até porque o relacionamento com outros utilizadores demora tempo e os resultados também. O autor aconselha a que assuma um compromisso, por exemplo semanal, com a rede, procurando ter uma atividade regular.

Perfil completo é fundamental
Causar uma boa impressão é determinante, por isso precisa de ter um perfil completo. Outros utilizadores e recrutadores vão querer conhecê-lo porque participa em grupos comuns, possui competências ou experiência relevante numa determinada área ou por outras razões. Ter um perfil detalhado ajudará a gerar interações que podem vir a ser relevantes.

Não compartilhar informação ou não gerar valor para os outros, nomeadamente através da ausência de resposta a mensagens ou a convite de ligação, é não tirar partido do potencial desta plataforma. “Todas as suas ações agregam valor à sua marca online”, explica Pedro Caramez aconselhando a uma utilização consistentes da rede, a bem da sua credibilidade. É que para o autor, reforçar a credibilidade no Linkedin passa por manter um perfil completo e responder às solicitações e perguntas de outros contactos, mas também receber recomendações de outros profissionais no seu perfil, somar novos contactos, interagir em grupos de interesse e, sobretudo, “gerar valor”.

E este é talvez o maior desafio para quem está presente nesta rede. É fundamental que tenha uma estratégia de comunicação ponderada e inclua conteúdo pertinente na sua interação com outros utilizadores ou grupos. Para Rui Pedro Caramez, o segredo é criar relações duradouras através desta rede profissional.



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