Notícias

Engenheiros de novo na mira das empresas

Engenheiros de novo na mira das empresas

A engenharia, nos seus diversos ramos, foi no último mês a área que gerou maior número de oportunidades de trabalho, no Expresso  Emprego.

04.10.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Grupo Lusiaves, a JCB e a National Oilwell Varco (NOV) - que agora detém uma operação em Portugal - lideraram no último mês o ranking dos maiores recrutadores do Expresso Emprego. São três empresas de sectores distintos, da indústria agroalimentar, à construção de maquinarias industriais ou ao sector petrolífero, que procuram no mercado nacional o mesmo: engenheiros altamente qualificados.

No último mês, o número de oportunidades de trabalho divulgadas através das plataformas do Expresso Emprego (versão impressa e site expressoemprego.pt) voltou a aumentar. Em 606 ofertas, 83 estavam direcionadas para perfis com qualificação nos diversos ramos da engenharia e 59 procuravam, especificamente, especialistas em Tecnologias de Informação (TI). Números que permitem fazer uma radiografia do atual panorama do mercado laboral, onde em mais um mês as engenharias, sobretudo as ligadas ao sector das TI, voltam a destacar-se como o sector mais dinâmico em termos de contratações.

A empresa do sector agroalimentar Lusiaves está a reforçar a sua equipa e procura, entre outras funções, engenheiros com especialidade na indústria agroalimentar. Em Portugal o grupo emprega já 1500 colaboradores, mas a época é de renovação e reforço. A empresa está a apostar forte na qualificação dos seus quadros e, para uma boa parte das funções disponíveis, quer perfis licenciados. Já o especialista em construção de maquinarias industriais JCB está a contratar em duas frentes distintas: a empresa quer engenheiros altamente qualificados em várias especialidades (maquinaria, industrial), mas também tem carência de supervisores de vendas. Em qualquer um dos casos, competências técnicas sólidas e experiência prévia na função, são requisitos-chave para carimbar a entrada na empresa. Exigências semelhantes têm a National Oilwell Varco, que também se destaca entre o Top de recrutadores do mês. A multinacional NOV abriu este ano o seu centro de competências em Portugal e depois de vários anos a contratar engenheiros portugueses para integrarem a sua equipa na Noruega, decidiu criar emprego em solo nacional. Até ao final do ano, a nova estrutura implantada no Parque das Nações, em Lisboa, deverá totalizar 70 colaboradores, que a empresa está ativamente a contratar.

Mas nem só para os engenheiros há oportunidades. Nas estatísticas do último mês, o Expresso Emprego registou subidas na procura de profissionais de Marketing & Publicidade, consultores, comerciais e também perfis com formação na área da saúde. Neste último caso, tratam-se sobretudo de oportunidades geradas em cenários de trabalho internacionais. Numa análise setorial, as Tecnologias de Informação mantém a liderança das contratações, posicionando-se no ranking como o sector que mais emprego gera. Em segundo lugar na tabela está o Comércio, Franchising e Vendas, logo seguido da Engenharia. No fim deste ranking estão o sector público, a arquitetura e design e a área jurídica, onde as novas contratações decorrem quase sempre de estágios ou de networking.

Quem recruta mais*

Em setembro, as engenharias voltaram a destacar-se entre os perfis mais procurados pelas empresas com processos de recrutamento ativos no mercado. Os três grandes líderes do ranking mensal dos recrutadores - Lusiaves, JCB e National Oilwell Varco (NOV) - procuram engenheiros de várias especialidades para as suas operações. De resto, top dos recrutadores de setembro está quase todo ele focado na contratação destes profissionais, seja para reforçar as suas equipas nacionais ou internacionais. O principal enfoque mantem-se nas tecnologias de informação que se afirmam também como sector

1º Grupo Lusiaves
2º JCB
3º NOV - National Oilwell Varco
4º Paul Stricker, SA
5º ALERT
6º OptimHome
7º Mindbury Consulting
8º Leroy Merlin
9º SAP
10º Stanley Security Portugal

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Tecnologia nacional com ambição global

Tecnologia nacional com ambição global


Criada em 2007 no Madan Parque da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, a empresa foi pioneira em Portugal ma criação de sistemas wireless com sof...

MBA: 5 dias para dominar a gestão nas Telecomunicações

MBA: 5 dias para dominar a gestão nas Telecomunicações


Intensivo, exigente e totalmente orientado para a formação de quadros superiores que desenvolvam funções no sector das telecomunicações, o 5 Days Accelerated ...

Desenvolver uma empresa sustentável com um curso MBA

Desenvolver uma empresa sustentável com um curso MBA


A recente baixa financeira global expôs questões sobre como criar e manter uma empresa sustentável num mundo em que forças dinâmicas de mercado determinam o ambiente e...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS