Notícias

Empresas reforçam gestão de talento

Empresas reforçam gestão de talento

Foi a área que registou maior evolução na procura de profissionais por parte das empresas portuguesas no último mês e espelha não só a preocupação das organizações nacionais com a gestão e retenção do seu talento, como também permite antecipar futuras intenções de contratação. Em abril, as empresas nacionais reforçaram a contratação de gestores de recursos humanos. A profissão não figura no top 3 das que registam maior procura mas destacou-se como a que registou maior crescimento face ao mês anterior.

08.05.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



No segmento da Gestão, os especialistas em recursos humanos figuraram, no mês de abril, na terceira posição entre os mais procurados pelas empresas nacionais, logo a seguir aos gestores e aos gestores de produto. A conclusão está sustentada na análise mensal realizada às ofertas divulgadas no Expresso Emprego (versão impressa e sítio online expressoemprego.pt) pela empresas nacionais com processos de recrutamento ativos. A dinâmica de contratações registada nesta área não foi, contudo, suficiente para afastar da liderança da lista de maiores recrutadores os sectores das Tecnologias de Informação, Engenharia e do Comércio, Franchising e Vendas que continuam a gerar o maior número de oportunidades de contratação.?

No mesmo mês em que o Expresso Emprego dinamizou a sua primeira feira virtual de emprego na área das tecnologias de informação - a IT Job Fair Expresso Emprego - o sector regressou à posição de liderança da lista de maiores recrutadores nacionais, da qual se tinha afastado nos últimos meses, cedendo lugar à engenharia que recuperou parte da sua dinâmica de empregabilidade, muito graças ao bom desempenho do recrutamento de engenheiros mecânicos, eletrotécnicos e industriais. Em abril, os profissionais de tecnologias de informação lideraram as intenções de contratação das empresas com perto de 400 oportunidades entre as 2657 divulgadas ao longo do mês. ?

A análise sectorial às intenções de recrutamento das empresas nacionais revela ainda que o Sector Público, o da Educação e Ensino e o dos Media, Entretenimento e Comunicação foram os que menos contrataram durante o último mês. Professores, educadores de infância, terapeutas ocupacionais, designers industriais, jornalistas, psicólogos ou fisioterapeutas, figuram entre a lista de profissionais com menor número de oportunidades de emprego divulgadas no último mês.

Quem recruta mais*

Não sendo indiferente o sucesso alcançado no último mês com a realização da primeira edição da IT JOB FAIR Expresso Emprego, em abril, o ranking dos maiores recrutadores nacionais foi dominado por empresas do sector das tecnologias de informação. Na sua maioria estas empresas contraram para o território nacionais e muitas têm ainda processos de recrutamento a decorrer.

1º agap2 IT
2º KCS IT
3º Bosch
4º NOS Empresas
5º Compta
6º Bee Engineering
7º Altran
8º Novabase
9º Closer
10º Ceiia



OUTRAS NOTÍCIAS
Como a Sonae está a formar os futuros talentos do retalho

Como a Sonae está a formar os futuros talentos do retalho


Contribuir para o desenvolvimento de jovens profissionais com as capacidades técnicas adequadas ao mercado de trabalho e, simultaneamente, reforçar as equipas da Sonae com profissionais ...

Programa Reativar recebe candidaturas

Programa Reativar recebe candidaturas


Estão já a decorrer as candidaturas ao programa Reativar. A iniciativa foi anunciada a 20 de março e visa ativar a reconversão de desempregados de longa duraçã...

FCT quer mais empregos digitais

FCT quer mais empregos digitais


Chama-se Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital e a sua criação foi esta semana oficializada, tendo como meta a elaboração de uma proposta de Est...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS