Notícias

Empresas e candidatos longe da sintonia

Empresas e candidatos longe da sintonia

Os recrutadores querem engenheiros e especialistas em Tecnologias de Informação, mas os candidatos procuram emprego na área comercial e no sector da Banca. O desfasamento entre as necessidades das empresas e o perfil dos candidatos disponíveis no mercado não dá sinais de diminuir.

10.09.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A tendência não é nova, mas voltou a acentuar-se no último mês. A análise das 2.127 ofertas de emprego divulgadas no universo Expresso Emprego - versão impressa e plataforma online expressoemprego.pt - durante o mês de agosto, demonstra que as prioridades dos recrutadores em matéria de novas contratações estão centradas nas engenharias (sobretudo a mecânica, eletrotécnica, industrial e informática) e nas Tecnologias de Informação (TI). Prioridades que não encontram uma correspondência direta nos candidatos disponíveis no mercado.

Das 12.995 candidaturas rececionadas via site durante o último mês, 2.410 focavam oportunidades na área do Comércio e das Vendas e 1.978 na área da Banca, Seguros e Área Financeira. ?O gap entre as necessidades das empresas e as opções dos candidatos agravou-se no último mês e o equilíbrio do mercado está longe de ser alcançado. Não é novidade que as áreas tecnológicas figuram entre as que geram maiores oportunidades de carreira e que as empresas do sector enfrentam graves problemas de contratação, relacionadas com a escassez de perfis qualificados nesta área. Pesem embora iniciativas concretas de reconversão profissional ,que tem vindo a ser conduzida para atrair novos perfis para as carreiras tecnológicas, os resultados práticos são ainda tímidos e no momento de escolher uma opção de formação superior, muitos candidatos ainda se afastam das áreas tecnológicas.

Os números do Expresso Emprego comprovam-no. Da análise mensal realizada com base nos dados do último mês, resulta claro que a maioria dos candidatos ativamente à procura de emprego possuem qualificações associadas às áreas do Marketing, Direito, Educação e Ensino, Comunicação, Saúde e Turismo.

Quem Recruta mais*
O ranking dos maiores recrutadores do mês no Expresso Emprego espelha a opção das empresas pelo reforço das áreas tecnológicas e de engenharia, seja para funções em território nacional ou internacional. A presença de empresas como a angolana TIS TECH, que ocupa o primeiro lugar da tabela, da Bosch Car Multimédia ou da tecnológica agap2it clarificam a tendência.

1º TIS TECH Angola
2º Wordans
3º Sotheby's International Realty
4º SKSA
5º Banco de Portugal
6º Bosch Car Multimédia
7º Continental
8º agap2it
9º Keller Williams
10º RECER



OUTRAS NOTÍCIAS

"Motivam-me os projetos complexos"


“O mercado de trabalho mudou drasticamente e agora é importante ter um bom network e tirar o maior partido das redes sociais”, quase tanto como ter boas competências té...

Inovar para vencer a desmotivação

Inovar para vencer a desmotivação


A iniciativa que nasceu em 2011, no Reino Unido, pelas mãos do CDI, uma ONG focada em “transformar a vida através da tecnologia”, une alunos e professores que trabalham conju...

Fast Track quer formar mestres da criatividade

Fast Track quer formar mestres da criatividade


Transmitir aos participantes uma visão transversal e alargada dos vários domínios de atuação do paradigma atual do marketing e comunicação, é o ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS