Notícias

CVs que impressionam os recrutadores

CVs que impressionam os recrutadores

Quem há muito procura emprego, regra geral, tende a estar disposto a todas as estratégias para levar um recrutador a olhar para o seu currículo. A especialista americana Robin Schlinger, fundadora da Robin's Resumes, uma empresa que apoia candidatos na elaboração de currículos e no aperfeiçoamento de estratégias de marketing pessoal, desaconselha quaisquer excessos. Até porque para a especialista, bastam três fatores para impressionar um recrutador com um currículo.

20.03.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Esqueça os sublinhados, os negritos, os destaques em múltiplas cores, o papel especial e esqueça sobretudo os icones que nada acrescentam ao seu currículo. Para a especialista americana Robin Schlinger se há momento onde a expressão “keep it simple” (simplifica) faz particular sentido é na elaboração de um currículo. A mentora da Robin's Resumes não tem a mínima dúvida de que “para impressionar um diretor de recursos humanos ou um recrutador, seja qual for o sector de atividade, bastam apenas três coisas: a combinação certa de competências, qualificação e conquistas profissionais, a capacidade de transmitir esses fatores de forma rápida e convicta e um formato de currículo 'limpo', organizado e de leitura fácil”. ?

Para a especialista americana, “quem contrata não tem tempo para distinguir factos de criatividade”. A agravar esta limitação, Robin Schlinger alerta ainda para o facto de muitos dos programas informáticos utilizados pelos diretores de RH e recrutadores para organizar a sua base de candidatos poderem falhar ou baralhar informação vital na sua triagem, se nos currículos forem utilizados carateres estranhos, cores, formatos ou fontes pouco usuais. “Como disse um dia um recrutador, se um currículo se parece como tal significa que está formatado para o mundo dos negócios e o candidato tem maior possibilidade de ser levado a sério”, realça a especialista enfatizando que “a melhor forma de captar a atenção de um recrutador é apresentador um currículo bem organizado e claro que credibilize o percurso do candidato e as suas competência para a função a que concorre”.??

Há lugar para a criatividade?
Há, mas ela não é admitida em todas as funções. Para a especialista é fundamental saber adequar o modelo de currículo à empresa e cargo a que se candidata. Naturalmente que se for um criativo e tiver de mostrar o seu portfolio, são admitidos modelos menos formais de currículo. Mas mesmo nesses, os três princípios elencados como basilares pela especialista mantêm-se. O desafio será então equilibrar a criatividade com a clareza da exposição das suas competências, qualificações e percurso que consolidou, sem deixar de apresentar um currículo que seja fácil de compreender e avaliar. ?

Na essência, deve focar-se naquela que é a pergunta favorita de qualquer recrutador - “porquê?” - e estruturar todo o seu currículo em torno do objetivo de lhe dar uma resposta clara e objetiva. Mais do que querer saber quais os cargos que assumiu ao longo da sua carreira, o diretor de recursos humanos vai querer saber porque tomou a opção de mudar, porque optou por alterar a rota em determinado ponto da sua carreira, porque tirou determinado curso, porque permaneceu mais cinco anos na mesma empresa e função e, sobretudo, porque se candidata à função em causa. Demasiados “porquê” sem resposta podem levar um recrutador a optar por outro candidato.



OUTRAS NOTÍCIAS
Altitude procura “agentes de mudança”

Altitude procura “agentes de mudança”


“Sou muito exigente com a minha equipa, mas acima de tudo sou exigente comigo próprio”. O desabafo do recém-nomeado diretor de recursos humanos da tecnológica portugue...

Engenheiros fiéis à economia lusa

Engenheiros fiéis à economia lusa


A emigração e a consolidação de uma carreira internacional não faz parte dos objetivos da maioria dos engenheiros civil portugueses (63%), à luz do que &eacut...

A arte de gerir conflitos para profissionais

A arte de gerir conflitos para profissionais


Há múltiplas diferenças entre os conflitos intrapessoais, interpessoais e organizacionais e procedimentos distintos para a sua resolução. A pensar nos profissionais ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS