Notícias

Cuf lança centro de treino

O hospitalCuf acaba de inaugurar o Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva.

23.05.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva, resultante de uma parceria entre o hospitalCuf Porto e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), entrou esta semana em funcionamento com o objetivo de viabilizar o treino médico na área da cirurgia endoscópica minimamente invasiva. O centro permitirá a formação regular de profissionais de saúde do sector privado e do público, ao mesmo tempo que procura incentivar a prática deste tipo de cirurgias.

Colmatar as necessidades de formação de profissionais e de unidades hospitalares de todo o país é o grande propósito do novo Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva. A nova unidade criada com a chancela da FMUC e do hospitalCuf Porto visa sensibilizar os especialistas para as vantagens da cirurgia minimamente invasiva, que passam pela redução do tempo de internamento e de recuperação para os doentes, mas também pela diminuição da morbilidade e pelos benefícios estéticos.

João Silva Carvalho, coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do hospitalCuf Porto, realça que “existem hospitais em Portugal bem apetrechados com os equipamentos necessários para a cirurgia endoscópica minimamente invasiva, mas que não são suficientemente utilizados por falta de treino dos médicos”. Para o especialista, “os hospitais acabam por recorrer a esta técnica apenas para procedimentos simples e em percetagens muito reduzidas”.

Uma realidade que a nova unidade se propõe alterar. “O hospitalCuf Porto está apetrechado com equipamentos ao mais alto nível e tem a responsabilidade de treinar as equipas clínicas”, enfatiza o coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do hospital reforçando o importante papel da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, enquanto parceiro académico deste projeto. Segundo João Silva Carvalho, a missão prioritária do recém-inaugurado centro é “proporcionar aos médicos condições de aquisição de competências específicas nesta área a cirurgiões, sejam eles do setor privado ou público, de forma a incentivar outros hospitais a recorrem com maior frequência às técnicas cirúrgicas endoscópicas.”

A inauguração do Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva acompanhou a realização do seminário “Laparoscopic and Hysteroscopic Surgery – Are you good enough?”, que está a decorrer até amanhã, sob a organização da Unidade de Ginecologia-Obstetrícia do hospitalCuf Porto, pelo departamento de Ginecologia-Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pela Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica. 



OUTRAS NOTÍCIAS
50 trabalhos de sucesso online

50 trabalhos de sucesso online


O montante é avançado no relatório trimestral da empresa  - o “Fast 50 Freelancer” -  que dá conta dos 50 trabalhos online que registaram maior procur...

Reino Unido procura enfermeiros portugueses

Reino Unido procura enfermeiros portugueses


São cada vez mais os profissionais de saúde portugueses a tentar a sua sorte no estrangeiro. Os enfermeiros emigram em maior número para destinos diversos, mas um dos favoritos &e...

Empresas portuguesas já têm dificuldade em recrutar nas TI

Empresas portuguesas já têm dificuldade em recrutar nas TI


Para 78% dos empregadores nacionais que operam no sector das Tecnologias de Informação (TI), o mercado português tem escassez de profissionais qualificados na área. O n&uacu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS