Notícias

Como conseguir um emprego quando se é inexperiente

Como conseguir um emprego quando se é inexperiente

A procura de emprego quando não se tem experiência pode ser um processo desgastante. A maioria das empresas pedem provas dadas. Quem começa não as tem. Mas há algumas estratégias que podem ajudar quem está em início de carreira.

12.03.2018 | Por Expresso Emprego


  PARTILHAR



1 Assuma a inexperiência
Quando se candidata para uma posição de início de carreira não é expectável que tenha um vasto currículo. Pode até nem ter nenhuma experiência anterior. Assuma-o e ao invés de se focar na experiência, destaque a sua disponibilidade para aprender.
 
2 Identifique as suas competências
Organize uma lista com as competências habitualmente referidas nas ofertas de emprego para a função a que se quer candidatar e organize a sua abordagem aos recrutadores baseando-se nelas.
 
3 As razões
Há sempre uma razão para que se candidate a uma determinada função em detrimento de outra. Procure sintetizar essas razões e perceber que tipo de experiências, formais e informais tem que  possam fazer daquele o emprego ideal.
 
4 Foco nas competências comportamentais
Competências comportamentais como a disponibilidade, cooperação, espírito de equipa, são hoje tão ou mais importantes do que as qualificações técnicas. Valorize-as no processo de candidatura.
 
5 Autoconfiança e humildade
Conhecer o seu valor é fundamental mas, sobretudo em início de carreira, a autoconfiança não pode colocar em causa a humildade. Mostre que é a pessoa certa para a função, mas que também está disponível para aprender e crescer profissionalmente. 
 
6 Crie uma rede de contactos
Uma sólida rede de contactos é importante para qualquer profissional, em qualquer fase da sua carreira. Comece a criar a sua desde cedo.


OUTRAS NOTÍCIAS
Jovens ganham menos do que há dez anos

Jovens ganham menos do que há dez anos


São apontados como a geração mais qualificada de sempre, vital para o sucesso e competitividade das empresas nacionais, mas a crise não poupou os millennials. Desde 2008, o...

Quem vai proteger os nossos dados?

Quem vai proteger os nossos dados?


Os avanços tecnológicos estão a abrir caminho a novas profissões até aqui inexistentes e a colocar desafios às empresas que os têm de contratar em tempo...

6 formas de aumentar a produtividade

6 formas de aumentar a produtividade


1 Defina o tempo das tarefasDelimitar um tempo máximo para executar cada tarefa vai permitir-lhe gerir melhor o dia e não ser 'engolido' por uma agenda demasiado cheia. 2 Faça ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS