Notícias

Como atrair um recrutador em 3 passos

Como atrair um recrutador em 3 passos

Há técnicas infalíveis para conseguir um emprego? Não. Mas há estratégias que o podem ajudar a destacar-se entre a concorrência e a fazer sobressair o seu currículo entre os milhares que se candidatam à mesma vaga. Ryan Niessen, especialista e orador em gestão de carreira e co-fundador da plataforma The Gateway Method, já apoiou milhares de candidatos na sua abordagem a recrutadores multinacionais. Qual o seu método? Facilitar a vida a quem contrata.

30.10.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



“O mercado de trabalho é adverso e competitivo, mas a boa notícia é que é possível, e relativamente simples, para um candidato destacar-se entre a multidão, se souber como o fazer e seguir a estratégia adequada”, explica Ryan Niessen, co-fundador da plataforma The Gateway Method, que apoia profissionais no processo de aproximação a recrutadores de topo. ?

Após concluir a sua formação académica, Ryan Niessen aplicou no terreno os três mandamentos de abordagem ao mercado de trabalho sugeridos por Andrew Hewitt, especialista em recrutamento e desenvolvimento de carreira, com presença habitual em conferências como o TEDx e publicações como a Forbes ou Fast Company: compreender exatamente qual é o seu emprego ideal, perceber o que é preciso para o conseguir e qual a melhor estratégia para ter acesso às melhores empresas nessa área. Depois do seu sucesso, apoiou milhares de candidatos a aplicarem à gestão das suas carreiras o mesmo método, muito sustentado em “identificar e desenvolver as ações necessárias para alavancar a sua imagem e o seu percurso de carreira junto de quem contrata” e é aqui que, segundo o especialista, as dificuldades começam.

?“O problema não está no facto do mercado de trabalho ser altamente competitivo, na eventual desadequação do currículo do candidato ou no facto dele não ter experiência suficiente”, explica Niessen. A questão de fundo é a abordagem que os candidatos fazem aos recrutadores e a opção generalizada pelo que o especialista designa de “abordagem shotgun” ao emprego, ou seja, envio indiscriminado de currículos e cartas de apresentação para as empresas ou para qualquer função onde pensem poder encaixar-se”, argumenta Ryan Niessen.

A abordagem certa
Filtrar os recrutadores que se quer abordar e delinear uma estratégia personalizada para cada um deles é, para o especialista, a melhor opção. “Ao restringir o seu foco, o candidato terá melhores possibilidades de ser bem sucedido na procura de emprego e, simultaneamente, de encontrar um emprego que o motive e realize”. Um aspeto que Ryan Niessen classifica como determinante para os candidatos mas também para as empresas.?

A partir deste foco, o especialista realça a importância de facilitar a vida aos recrutadores que vão analisar a candidatura. “Após identificar uma a três empresas onde gostariam de trabalhar, o ideal é preparar uma boa estratégia para se apresentar a essas empresas”, explica. ?Elaborar um pequeno vídeo de apresentação, onde mostre quem é e clarifique os seus propósitos é importante e pode funcionar muito bem em áreas mais criativas, mas não só. Conhecer o rosto de quem está a avaliar, antes mesmo da entrevista, é fundamental para qualquer recrutador.

Criar uma página na internet dedicada ao seu percurso de carreira, feitos profissionais e hóbis pode também ser uma forma de se dar a conhecer e de demonstrar que domina uma competência hoje relevante para qualquer profissional em qualquer área: a tecnologia. Na mesma lógica de pensamento, realça Niessen, “criar um currículo online é fundamental”. Para o especialista em recrutamento, há estratégias muito simples que, quando bem combinadas entre si, geram resultados eficientes para quem procura emprego.



OUTRAS NOTÍCIAS
Deloitte quer atrair talento multicultural

Deloitte quer atrair talento multicultural


São 400 e deverão integrar a empresa ao longo dos próximos seis meses ao abrigo do programa de recrutamento “Seleção Natural de Talento” que a consultora...

Nova SBE vai transformar inovação em negócios

Nova SBE vai transformar inovação em negócios


Entre março e julho do próximo ano, a Escola de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) volta a ser parceira do programa que já permitiu a criaç&...

Pharma Upgrade qualifica farmacêuticos

Pharma Upgrade qualifica farmacêuticos


Chama-se Pharma Upgrade e foi criado pela consultora Ideias & Desafios com o objetivo de ajudar os profissionais do sector farmacêutico nacional, sobretudo empresários e respons&aacut...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS