Notícias

Como a Sonae recruta e forma futuros líderes

Como a Sonae recruta e forma futuros líderes

Chama-se Future Leaders @Retail e é o mais recente programa de captação de talento da Sonae MC. A primeira edição da iniciativa já está no terreno, mas a empresa abre este mês as candidaturas para a segunda edição que deverá arrancar em janeiro do próximo ano.

14.10.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



“O Future Leaders @Retail foi pensado para captar e preparar os futuros líderes do retalho moderno, garantindo aos participantes um conhecimento integrado das áreas core do negócio - Comercial, Logística, Marketing e Operações de Loja – e o desenvolvimento de competências ao nível da gestão do negócio e liderança de equipas”. É desta forma que Isabel Barros, diretora de recursos humanos da Sonae MC, resume o novo programa lançado pela empresa com o objetivo de identificar e formar futuros líderes. A primeira edição está já a decorrer e registou 435 candidaturas internas e externas, das quais foram selecionados 40 participantes. Ainda este mês a empresa deverá abrir um novo processo de candidatura para a segunda edição do programa, a desenvolver a partir de janeiro.

Tem duração de nove meses, é remunerado e coloca os participantes perante um modelo de formação em sala e on-the-job, mas também em atividades de network, mentoring e preparação de um Challenge Project. O objetivo deste modelo formativo é só um: garantir aos participantes um conhecimento integrado das áreas core do negócio, através de um modelo de desenvolvimento acelerado e formatado especificamente para profissionais do retalho. “No final deste período pretende-se que os jovens integrem a Sonae MC”, garante Isabel Barros reforçando que o Future Leaders @Retail pretende sustentar o crescimento do negócio através da criação de um pipeline de talento ajustado às necessidades presentes e futuras da empresa.

Para a primeira edição do programa foram selecionados 40 talentos, escolhidos entre mais de quatro centenas de recém-licenciados, pós-graduados ou mestres com interesse pela grande distribuição e pela mobilidade nacional e internacional. O foco da Sonae, explica Isabel Barros, foi “privilegiar a identificação e promoção do talento interno bem como a atração, desenvolvimento e retenção de jovens que procurem integrar o Retalho”.

A diretora de RH reconhece que o processo de seleção é rigoroso e na primeira edição as equipas da Sonae MC investiram cerca de 263 horas até selecionaram os 40 melhores talentos entre os candidatos. Jovens com talento, ambição, vontade de marcar a diferença no futuro do retalho e “orientados para prosseguir uma carreira de sucesso, dentro de uma das maiores empresas portuguesas” são os perfis que a Sonae prioriza.

Ao longo dos nove meses em que dura o curso, os jovens irão desenvolver cinco domínios de conhecimento que permitirão ter uma visão global do core business do retalho. Ou seja, “boas práticas para a execução de processos comerciais, logísticos, de marketing, de operações de loja e o desenvolvimento de competências de liderança”, explica Isabel Barros.

Segundo a diretora de recursos humanos, a empresa aposta na captação e desenvolvimento de pessoas com elevado potencial, com recurso a diferentes programas integrados, como é agora o caso do Future Leaders @Retail, “desenhados para acelerar o desenvolvimento de competências críticas para o crescimento profissional e pessoal de quem os integra”. Tudo porque, garante, “os jovens de hoje são as nossas equipas de amanhã e o sucesso dessas equipas representa o nosso futuro”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Soft skills e pegada digital são fundamentais

Soft skills e pegada digital são fundamentais


Um bom currículo, inteligência emocional, soft skills (competências comportamentais) críticas e uma presença sólida online, são para Rita Tecedeiro, gest...

Direito das Sociedades inspira curso na Católica

Direito das Sociedades inspira curso na Católica


Há cinco anos que a escola de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa (UCP) realiza duas pós-graduações semestrais na área das Ciências Jurídi...

Science4you contrata 150

Science4you contrata 150


A sazonalidade do negócio e a necessidade de reforçar as estruturas comerciais da marca justifica parte das 150 contratações que Miguel Pina Martins, o CEO da empresa de pr...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS