Notícias

Cascais leva empreendedorismo para a escola

Cascais leva empreendedorismo para a escola

50 escolas do primeiro ciclo, ensino secundário e profissional do concelho de Cascais vão passar a frequentar o programa DNA Cascais Escolas Empreendedoras. O objetivo é despertar o espírito empreendedor entre os mais jovens, ainda na fase inicial da sua formação.

21.10.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Desde segunda-feira que mais de dez mil alunos, de 50 escolas de Cascais, do primeiro ciclo ao ensino secundário e profissional, têm um contacto mais próximo com o empreendedorismo. A agência DNA Cascais lançou este ano letivo o maior programa municipal de empreendedorismo nas escolas - o DNA Cascais Escolas Empreendedoras – que visa “despertar o espírito empreendedor dos mais novos, dando-lhes ferramentas para encararem a criação de negócio próprio como possibilidade real no seu percurso profissional”, realça Nuno Piteira Lopes, presidente da DNA Cascais.

A agência de promoção do empreendedorismo, que este ano celebra uma década de existência, alarga assim a abrangência dos seus programas de empreendedorismo. “Os nossos programas de empreendedorismo escolar irão chegar este ano letivo a um número recorde de 50 escolas, alcançando mais de 10.000 jovens”, explica o presidente. Nuno Piteira Lopes sabe que nem todos serão empreendedores, mas garante que “não é esse o nosso foco da DNA Cascais”. Para o líder da agência, “o importante é que os nossos programas tenham a capacidade de desenvolver novas atitudes junto dos jovens”.

Para permitir este reforço dos seus programas de empreendedorismo escolar, a agência de empreendedorismo do município, renovou a sua rede de parceiros que vão realizar acções de formação e de desenvolvimento de competências junto dos alunos. Foram assinados protocolos de parceria com a Junior Achievement Portugal, Science4you, StartIUPI e a Associação Inspirar o Futuro. Sob o lema de que “não existe idade para empreender”, estes programas contam, assim, com a larga experiência e know how dos diferentes parceiros no setor do ensino e educação: “o conhecimento, o ensino prático e a visão internacional da Junior Achievement Portugal, a criatividade e inovação científica da Science4you, o desenvolvimento de competências pessoais dos jovens pela Startiupi e ainda softkills e programas de coaching na preparação das carreiras profissionais pela Associação Inspirar o Futuro”, explica o presidente da DNA Cascais.

Além destes parceiros, a agência conta ainda com a colaboração da Universidade Europeia, Associação Empresarial do concelho de Cascais e Clube Business Angels de Cascais na implementação dos diferentes programas. Ana Baptista, docente do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, que tem colaborado nos últimos 10 anos com a DNA Cascais no projeto Escolas Empreendedoras, salienta a importância destes programas ao referir que “os alunos exploram oportunidades e tomam consciência da sua capacidade de liderança, inventam novas soluções, apresentam mudanças comportamentais e perspetivas positivas em relação ao futuro, no âmbito de programas meticulosamente pensados, que vão à essência do aluno e o ajudam no seu autoconhecimento”.



OUTRAS NOTÍCIAS
O seu emprego atual ainda o merece?

O seu emprego atual ainda o merece?


Com que frequência se deve mudar de emprego? Se mudar ao fim de pouco tempo posso ser visto por recrutadores futuros como um profissional instável? Se permanecer largos anos na mesma fun&...

Globalizar o conhecimento para potenciar o emprego

Globalizar o conhecimento para potenciar o emprego


O programa CMU Portugal está novamente a preparar programas de intercâmbio académico nos Estados Unidos, não apenas para estudantes portugueses mas também para profes...

Aliar a matemática às decisões imobiliárias

Aliar a matemática às decisões imobiliárias


Já são conhecidos os vencedores da 4ª Edição do Prémio André Jordan que distingue o que de melhor se faz nas universidades nacionais, em termos de trabal...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS