Notícias

Bolsa de Emprego recruta no Porto

Bolsa de Emprego recruta no Porto

A bolsa de emprego IGetaJob@Lionesa que no ano passado serviu de porta de entrada para o mercado de trabalho a 25 jovens profissionais, está de regresso. A iniciativa do Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, surge este ano com um formato alargado no número de vagas, mas também no público a que se destina.

08.11.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Há 72 oportunidades para preencher e as empresas sedeadas no centro não procuram só recém-licenciados.

Está já no terreno a segunda edição da bolsa de emprego IGetaJob@Lionesa, promovida pelo Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, com o apoio da empresa de formação pessoal e corporativa, Life Traning Academy. A edição 2013 do programa de seleção e recrutamento que visa dar resposta à necessidade de profissionais qualificados para integrar as várias empresas sedeadas no Centro Empresarial Lionesa, fica marcada pela triplicação das oportunidades de emprego geradas face a 2012, mas também pela diversificação de perfis. Se no ano passado o IGetaJob@Lionesa esta restrito aos recém-licenciados interessados em trabalhar neste centro empresarial do Grande Porto, na edição deste ano a seleção contempla recém-graduados, mas também profissionais séniores em situação de desemprego ou portadores de deficiência.

Depois de em 2012 ter assegurado emprego a 25 jovens profissionais a iniciativa IGetaJob@Lionesa, integrada no âmbito da política de responsabilidade social do Centro Empresarial Lionesa, quer este ano assegurar uma integração ou regresso ao mercado de trabalho a pelo menos 72 profissionais. O número resulta das necessidades detetadas pelas empresas do universo Lionesa.

“À semelhança do que aconteceu no ano passado, a equipa do projeto contactou as empresas instaladas no grupo composto pelo Centro Empresarial Lionesa, Centro Empresarial de Ponte da Pedra e Centro Empresarial AAA para perceber as carências em matéria de recursos humanos”, explica Viviana Cardoso, membro da organização do projeto IGetaJob@Lionesa. A partir desta abordagem a equipa chegou à conclusão que as necessidades não se restringiam apenas a perfis recém-licenciados e, por isso, com menor grau de experiência profissional. “Percebemos que muitas empresas procuravam para funções muito específicas em áreas como a contabilidade, a assessoria de direção ou gestão de recursos humanos, entre outras, perfis mais experientes e seniores”, explica Viviana Cardoso. Face a esta realidade, a organização decidiu ir além do conceito inicialmente projetado e, depois de contacar o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), alargou a abrangência da bolsa de emprego também a adultos em idade ativa e profissionais portadores de deficiência, “através das várias modalidades de estímulo ao emprego, como sejam os Estágios Profissionais, a Medida Estímulo 2013, o Reembolso da Taxa Social Única (TSU), Apoio à qualificação de pessoas com deficiência e incapacidades, entre outras”, explica.

Contabilidade, marketing, jornalismo, relações públicas, gestão de recursos humanos, engenharia, secretariado, área administrativa ou financeira e gestão são algumas das áreas com vagas disponíveis. Para divulgar a iniciativa que se encontra atualmente na fase de seleção, a organização do IGetaJob@Lionesa visitou várias instituições de ensino superior e formação profissional da região do Grande Porto, ao mesmo tempo que através do IEFP divulgou o projeto a potenciais interessados. Segundo Viviana Cardoso, a adesão à edição 2013, tal como aconteceu no ano passado, superou todas as expectativas. “O IGetaJob@Lionesa registou mais de 900 candidaturas”, refere. Face à adesão, a organização iniciou o processo de seleção de onde sairão 400 candidatos que serão chamados à Lionesa para se apresentarem “expondo o que estão propostos a fazer po um trabalho”. Todo o processo de seleção está sustentado num número identificativo que é atribuido aos candidatos selecionados. É este número que assegurará o contacto dos candidatos com as empresas. “O número atribuído vai permitir que os candidatos permaneçam anónimos, podendo ser abordados informalmente pelo potencial empregador, sem o “peso” de uma habitual entrevista de trabalho”, faz saber a organização.

Em todo este processo de seleção, a formação é uma constante. A empresa Life Training Academy, parceira do IGetaJob@Lionesa realizará junto dos candidatos selecionados ações de formação com o objetivo de os capacitar para as entrevistas com futuros empregadores, bem como sobre as melhores técnicas para conquistar um emprego. Na essência, o objetivo é não só apoiar os profissionais que pela primeira vez abordam o mercado de trabalho, mas também ajudar os mais seniores que procuram uma segunda oportunidade.

Face ao número elevado de candidaturas, Viviana Cardoso adianta que os canditados que não forem selecionados e os que continuem a enviar a sua candidatura a uma vaga nos centros empresariais envolvidos no projeto, serão agregados numa base de dados que possibilitará dar resposta a necessidades de recursos humanos qualificados que entretanto venham a surgir nas empresas da região. Além do projeto IGetaJob@Lionesa, o centro empresarial tem outras iniciativas de apoio à empregabilidade e criação do autoemprego, como o projeto I Create a Job, um espaço de coworking, com uma área de mil metros quadrados, criado no universo Lionesa que já acolhe gratuitamente mais de 100 projetos empreendedores e de autoemprego, beneficiando os seus promotores de todo o apoio do centro empresarial, nomeadamente em consultoria para elaboração de planos de negócios.



OUTRAS NOTÍCIAS
Banif recruta 20 para estágios remunerados

Banif recruta 20 para estágios remunerados


O Banif tem abertas as candidaturas para o seu programa Estágios Evoluir. A instituição financeira tem 20 vagas disponíveis para jovens profissionais que tenham conclu&iacu...

MyChild apoia educadores na gestão de tarefas

MyChild apoia educadores na gestão de tarefas


A ideia de criar esta empresa que opera em Portugal e nos Estados Unidos da América surgiu em 2011. Teve por base a vontade destes empreendedores em auxiliarem quem educa crianças a tere...

Beta-start: formar líderes de sucesso

Beta-start: formar líderes de sucesso


Arranca já na próxima semana, a 15 de Novembro, a 10ª edição do programa de aceleração empresarial Beta-start, promovido pela Beta-i, que contempla uma i...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS