Notícias

Biocosmética inspira negócio familiar

Biocosmética inspira negócio familiar

Mais do que um negócio a Organii é uma filosofia de vida partilhada por duas irmãs, a Rita e a Cátia Curica. 
09.05.2014 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



Desde pequenas que utilizam produtos biológicos, muitos comprados fora de Portugal. Em 2009, resolveram explorar esta área criando uma empresa em torno da cosmética biológica. Nasceu assim a Organii que conta já com diversas lojas em Lisboa e Porto e deu origem a uma nova marca, há dois anos, virada para o bebé. “Sempre tivemos um lado biológico e este tipo de cosmética era algo que já usávamos. Em Portugal havia pouca oferta deste tipo de produtos e a Cátia surgiu com a ideia de criar uma empresa nesta área”, explica Rita Curica.

Inicialmente tinham como objetivo manter os seus postos de trabalho e abrir uma loja em part-time. Contudo, o plano não foi exequível. “As marcas com que íamos trabalhar não tinham representação em Portugal e sem ela era impossível comercializar os produtos. Começámos a pensar também na parte de representação dessas marcas, para nós e também para outras lojas”, acrescenta Rita Curica.

A ideia estava lançada e durante os primeiros dois anos as irmãs dedicaram-se de corpo e alma à criação deste projeto empresarial que se iniciou com investimento próprio. Durante esse tempo não tiveram ordenado e contaram sempre com o apoio da família para concretizar a sua ideia. Neste momento, apenas Rita Curica se dedica a tempo inteiro à Organii. A irmã mantém outra atividade. Na altura em que que lançaram a empresa, as empreendedoras não fizeram qualquer estudo de mercado pois, garantem, “este é um negócio que nasce do coração”.

Desde 2009 e para além da representação comercial das marcas que vendem, contam com quatro lojas da Organii em Lisboa e uma no Porto, em regime de franchising. Há pouco mais de dois anos, quando Cátia engravidou, surgiu a ideia de criar a Organii Bebé. “Começou com a procura de produtos para a Cátia”, conta a irmã. O conceito foi inicialmente desenvolvido em parceria com uma outra empresa, mas desde setembro de 2013 que é liderado em exclusivo pelas empreendedoras. Nesta área contam já com cinco lojas em Lisboa (além das quatro da Origanii), onde vendem produtos biológicos e naturais que vão desde roupa a fraldas.

As empreendedoras apostam ainda na formação dos seus dez colaboradores e na polivalência, sendo que todos têm experiência de trabalho de balcão e armazém. É que a sua estrutura é pequena e têm de estar preparados para assumir diversas funções. “Somos uma empresa recente e já tivemos várias adaptações e temos de ser flexíveis para com o mínimo de recursos irmo-nos adaptando às necessidades que vão surgindo”, finaliza Cátia Curica.

BI Empresarial
Promotores:
Cátia Curica, 35 anos, licenciada em Farmácia e Medicina Tradicional Chinesa
Rita Curica, 32 anos, licenciada em Arquitetura

Área de atuação: 
Comercialização de produtos de cosmética biológica. Tratam-se de produtos naturais, de agricultura biológica, sem pesticidas ou herbicidas. Na Organii Bebé comercializam produtos biológicos e naturais para puericultura.

Data de criação: 
2009

Postos de trabalho criados: 
Dez.

Investimento inicial: 
100 mil euros.

Pontos chave para o sucesso:
Para as empreendedoras e para se ser bem-sucedido no mercado é fundamental ter um excelente produto e atendimento que faça a diferença. 

Conselhos de atuação: 
“Escolham qualquer coisa que gostem de fazer e pela qual sintam paixão”, aconselham as empreendedoras a quem quer criar o seu negócio. Consideram ainda necessário ter disponibilidade e energia para trabalhar de corpo e alma no projeto, serem criativos e apostarem numa boa equipa de trabalho.   

Website: 
www.organii.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
Liderar como um militar

Liderar como um militar


O programa Treino Intensivo de Liderança (TIL) resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Academia Militar e soma já sete e...

Grupo ISQ requalifica 400

Grupo ISQ requalifica 400


Aproximar profissionais em situação de desemprego ou com dificuldades de ingresso no mercado de trabalho é o grande objetivo do projeto “Qualificar para Empregar” que ...

Startup 100% nacional quer incubar talentos

Startup 100% nacional quer incubar talentos


Chama-se IDEIAhub - Instituto para o Desenvolvimento de Empresas, Individuos e Ambições e resulta, exatamente, da ambição de João Carlos Simões, Sónia ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS