Notícias

As 25 skills mais procuradas no Linkedin

As 25 skills mais procuradas no Linkedin

Se dúvidas ainda houvesse de que os empregos do futuro passam pela tecnológia e pelo digital, o Linkedin dissipa-as. Aquela que é a maior rede social online de âmbito profissional, divulgou recentemente um estudo sobre as competências que os recrutadores mais pesquisam na plataforma. Sem surpresas, cloud, análise e tratamento de dados são as “skills” do momento, mas na lista há também espaço para os tradicionais engenheiros eletrotécnicos, economistas e até tradutores.

01.10.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Que as competências do momento são tecnológicas já poucos duvidavam. Mas para os que ainda resistiam ao domínio do digital, a rede social Linkedin fez a radiografia ao mercado de recrutamento e analisou as pesquisas de milhares de empregadores internacionais para hierarquizar as prioridades de contratação das empresas. Se é dos que ainda tem dúvidas sobre o domínio das áreas CTEM - Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, esta lista das 25 competências mais procuradas no Linkedin ajuda-o compreender as prioridades de quem contrata.

?Segundo a análise da rede social de âmbito profissional, 20 das 25 competências mais pesquisadas pelas empresas recrutadoras durante o último ano eram tecnológicas. Pelo segundo ano consecutivo, cloud, análise estatística e data mining (prospeção de dados) lideraram a lista dos termos mais pesquisados pelos empregadores na plataforma online. Para elaborar este ranking, o Linkedin partiu da análise das competências (skills) dos seus utilizadores, organizando-as em categorias-âncora. A partir desta categorização, a plataforma examinou então as várias interações de recrutamento ocorridas na plataforma durante o último ano, identificando as categorias de competências onde se integravam os membros que mais registaram mudanças de emprego ou função.

Reforço de tendência passadas
Segundo a equipa de pesquisa do Linkedin, “no final do ano passado e início de 2016, a maioria das empresas ainda se focava na identificação e recrutamento de perfis profissionais com estas competências. O que permite concluir que muitas destas skills deverão manter-se relevantes para as organizações durante os próximos meses”. Uma conjuntura que leva Sohan Murthy, researcher da plataforma social de recrutamento, a salientar que “os candidatos que reúnam uma ou mais destas competências, têm forte probabilidade de estar na mira dos recrutadores durante todo este ano e provavelmente ainda no próximo”.

A procura por estas competências é uma tendência que os investigadores do Linkedin já tinham identificado em análises anteriores e que se tem mantido constante. Várias competências sairam do radar dos recrutadores em 2015, como o desenvolvimento de jogos e o marketing digital, mas outras mantiveram-se. E algumas bem curiosas, tendo em conta que em Portugal estão associadas a áreas de fraca empregabilidade, como os tradutores. Apesar da procura destes profissionais ter caído da sexta para a 21ª posição na tabela, entre 2014 e 2015, os profissionais conseguiram manter-se no radar dos recrutadores, captando maior interesse até do que os profissionais do grafismo e animação que se viram empurrados para a derradeira posição da tabela. O Linkedin analisa anualmente as tendências de recrutamento dos empregadores, a uma escala global através da análise de dados de utilizadores (empresas e profissionais) em vários países.

O que os empregadores querem

1º Cloud
2º Análise estatística e tratamento de dados
3º Desenvolvimento mobile
4º Segurança de redes e de informação
5º Software de integração
6º Sistemas de armazenamento e gestão
7º User interface design
8º Design de algoritmos
9º Desenvolvimento Java
10º Arquitetura Web
11º Mac, Linux e sistemas Unix
12º Gestão de Marketing
13º Perl/ Python/ Ruby
14º Linguagem Shell Script
15º Engenharia de dados
16º Engenharia eletrotécnica
17º Virtualização
18º Software QA e testes de utilizador
19º Sistemas SAP ERP
20º Economia
21º Tradução
22º C/C++
23º Business Intelligence
24º Desenvolvimento de aplicações Microsoft
25º Grafismo e animação web



OUTRAS NOTÍCIAS
Startups: as melhores vão estar no Porto

Startups: as melhores vão estar no Porto


Tecnologia e inovação são o foco da Feira do Empreendedor, a iniciativa anual da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que promete reunir no Porto,...

Inovação e talento: os desafios críticos da gestão familiar

Inovação e talento: os desafios críticos da gestão familiar


A turbulência económica recente da Europa não parece ter abalado a dinâmica das empresas familiares no velho continente, as portuguesas incluídas. O último Bar&...

Airbus inaugura academia de líderes em Toulouse

Airbus inaugura academia de líderes em Toulouse


É global como a empresa e foi criada para oferecer formação de excelência aos atuais e futuros líderes do Grupo Airbus. A Airbus Leadership University já funci...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS