Notícias

Arquitetura novamente na mira das empresas

Arquitetura novamente na mira das empresas

Depois de longos meses a registar um número muito reduzido de ofertas de emprego, os profissionais de arquitetura e design estão novamente na mira das empresas. A função não figura ainda no top das mais procuradas em Portugal, mas foi a que registou em março maior crescimento no número de oportunidades de emprego divulgadas no Expresso, face ao mês anterior.

04.04.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A contabilização das oportunidades de emprego, março destacou-se por uma dinâmica acrescida face ao mês anterior. Desde janeiro último que o número de vagas divulgadas no caderno de Emprego do Expresso tem vindo a traçar uma rota ascendente que no último mês se traduziu num aumento de 500 ofertas face a fevereiro. Engenharia, Tecnologias de Informação e Gestão continuam a liderar a tabela das áreas mais dinâmicas, capazes de gerar maior número de oportunidades de emprego para os seus profissionais, mas a arquitetura revelou-se no último mês o sector de maior crescimento comparativamente ao período homólogo e também ao mês anterior. A justificar o reforço na procura de arquitetos poderá estar alguma ligeira recuperação do sector imobiliário e também a aposta das empresas nacionais do sector, em mercados internacionais.

Tipicamente, da análise mensal das ofertas dos últimos seis meses, resultou uma média de seis ofertas mensais para arquitetos. Um número que foi largamente superado em março, mês em que o universo Expresso Emprego (caderno e site expressoemprego.pt), divulgou 40 oportunidades para profissionais de arquitetura. Só os próximos meses poderão clarificar se se trata de uma tendência sustentável, fruto da recuperação do sector, ou se esta evolução será fruto de um pico de procura temporário.
No último mês, o Expresso Emprego registou também um aumento global das ofertas de emprego divulgadas pelos recrutadores, somando 1326 oportunidades, face às 835 divulgadas em fevereiro.

Quem recruta mais*

Contrariando as notícias recentes de redução de quadros, resultantes da fusão da ZON Optimus, no último mês a Optimus Negócios liderou as intenções de contratação e destacou-se como maior recrutador ativo no Expresso Emprego. O top 10 dos recrutadores mais dinâmicos do último mês integra ainda a empresa de engenharia CBE e a tecnológica Gatewit, nos três primeiros lugares.
1º Optimus Negócios
2º CBE
3º Gatewit
4º Withus
5º OptimHome
6º Rumos
7º Crossjoin Solutions
8º MMCI Multimédia
9º Sorisa
10º Total



OUTRAS NOTÍCIAS
Católica especializa gestores

Católica especializa gestores


Um curso pensado para as necessidades dos executivos. É assim que Ilídio Barreto, um dos diretores do programa Executive Master in Management da Católica Lisbon School of Business...

VORTAL recruta nas tecnologias

VORTAL recruta nas tecnologias


O processo de recrutamento da Vortal está em curso e Bernardo Bastos Lopes, diretor de recursos humanos da empresa explica que acima de tudo o que procura é talentos. Das vagas em aberto...

Gulbenkian e COTEC unidas no empreendedorismo

Gulbenkian e COTEC unidas no empreendedorismo


A promoção ao empreendedorismo social é a linha de orientação de um projeto que está a ser desenvolvido em parceria pela Fundação Calouste Gulbe...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS