Notícias

APG distingue excelência entre os fornecedores de RH

APG distingue excelência entre os fornecedores de RH

O momento é de grandes desafios no panorama nacional, sobretudo no que toca à gestão dos recursos humanos e à criação de novas oportunidades laborais. Nunca tanto como agora foi tão importante conhecer quem lidera no fornecimento de soluções e serviços aplicados à gestão de pessoas. Consciente desta importância, a Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (APG) organizou, em parceria com as empresas Qmetrics e Mínimos Quadros, a primeira edição do prémio “Melhores Fornecedores de RH”.
23.03.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O escritório de advogados Raposo Bernardo & Associados, e as consultoras Conceito O2 e High Play Institute foram os três vencedores globais da primeira edição deste prémio, que distinguiu ainda empresas como a Randstad, a CH Consulting, a Tempo-Team, a Towers Watson, entre outras, nas várias categorias a concurso.
Os fornecedores e a gestão da cadeia de fornecimentos constituem um dos elementos chave para a competitividade e desempenho global das organizações, sendo por isso essencial identificar e selecionar os melhores fornecedores.

Com a iniciativa “Melhores Fornecedores RH”, a APG quis exatamente “contribuir para a identificação, e divulgação dos melhores fornecedores em Portugal na área de recursos humanos” que neste momento assume importância vital para as empresas e para os próprios profissionais. Para Miguel Faro Viana, membro da direção nacional da APG com tutela sobre esta competição, “a complexidade que caracteriza as organizações e o mundo dos negócios torna extremamente difícil ser-se bem sucedido, tendo por base apenas competências internas. As empresas procuram cada vez mais trabalhar de forma concertada não apenas com os clientes, mas também com os seus fornecedores. A identificação e seleção dos melhores fornecedores é, por isso, um elemento chave para o sucesso das organizações”. O responsável explica que com esta distinção, a APG quer contribuir para a identificação clara, através de um estudo de opinião, dos melhores entre os melhores em Portugal, na área da prestação de serviços de RH em Portugal.

O estudo, efetuado junto de organizações que recorrem a este tipo de fornecedores, teve a coordenação científica de Manuel Vilares, professor catedrático do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, e permitiu distinguir a excelência de diversas organizações. O prémio dividiu-se num ranking global que integra as três empresas mais votadas pelos inquiridos como “Melhores Fornecedores de RH” e num segundo ranking de categorias.

O escritório de advogados Raposo Bernardo & Associados foi o grande vencedor do prémio, ocupando o primeiro lugar no ranking geral dos melhores. Uma distinção que honra Nelson Raposo Bernardo, managing partner da sociedade de advogados, e a sua equipa ainda que para o líder “termos vencido na categoria de serviços jurídicos foi muito importante, mas o verdadeiro teste à qualidade dos nossos serviços na área de recursos humanos foi termos ganho em termos absolutos, sendo a nossa sociedade considerada a melhor fornecedora de RH em Portugal, incluindo multinacionais e grandes empresas nacionais em todas as categorias”.

Nelson Raposo Bernardo enfatiza que “vivemos numa época de mudança absoluta de paradigmas, num contexto económico de alguma incerteza, o que tem grandes implicações no mundo do trabalho e na gestão das pessoas”. O advogado acrescenta ainda que “a situação económica do país tem implicado um aumento exponencial dos serviços e consultoria jurídica em direito laboral, tanto no âmbito de processos de reestruturação, como em planos de reavaliação de estruturas de RH, reorganizações empresariais e de equipas ou mesmo na condução de processos com alguma incidência mais litigiosa”. Nelson Raposo acredita que a ética empresarial e a cultura da sociedade de advogados face aos desafios lançados pelos clientes terá justificado a distinção, bem como a paixão que a equipa coloca no seu dia-a-dia laboral.

Razões que também terão justificado o segundo lugar no ranking geral alcançado pela consultora Conceito O2. Para Sofia Calheiros e Isabel Freire de Andrade, responsáveis da empresa, “os prémios que nos foram atribuídos representam um reconhecimento, pela parte dos nossos clientes, do impacto do nosso trabalho, alcançado tanto no dia-a-dia ao longo da relação de parceria como nos resultados finais de cada projeto”. A equipa acrescenta ainda que “a distinção realimenta a nossa aspiração de ir além, de surpreender e inovar e reforça o nosso compromisso em aprofundar as parcerias com os clientes”. Para a Conceito O2, “no atual contexto económico, em que a internacionalização ganha cada vez mais peso, este reconhecimento é também uma mais-valia para o mercado Angolano e Brasileiro, onde também estamos presentes”.

A terceira posição neste ranking da qualidade é ocupada pelo High Play Institute que se posicionou na segunda posição. Para Mário Henriques, managing partner do High Play Institute, a distinção significa “uma etapa alcançada pelo projeto, pela equipa e pela filosofia de trabalho em que acreditamos”. Ainda assim, o responsável enfatiza que a distinção, como tudo na vida “é efémera, se não a alimentarmos e tivermos a atitude certa”. Segundo Mário Henriques, a existência de uma missão clara na equipa, suportada por valores claros que orientam o trabalho de todos, esteve na base do reconhecimento da APG, mas sobretudo dos clientes.

E o reconhecimento dos clientes é também a grande mais-valia desta distinção para a Randstad. O grupo foi obteve duas distinções nesta edição do prémio, com as empresas Randstad e Tempo-Team a liderarem os vencedores na categoria de Trabalho Temporário e Outsourcing. Um prémio que orgulha Luís Gonzaga Ribeiro, diretor geral da Randstad, que enaltece a importância do prémio “para a equipa, mas também para todos os que têm a empresa como parceiro”. Diz Gonzaga Ribeiro que “o prémio foi a confirmação de como os nossos clientes olham para nós. Rigor, experiência e dedicação foram os fatores que nos levaram a ser eleitos com a classificação máxima na categoria”.

Outras das premiadas foi a CH Consulting, na categoria de Formação, Coaching e Desenvolvimento Profissional. A empresa tem vindo a somar distinções nos últimos tempos, em diversas áreas de atuação, o que para António Henriques, chief executive officer (CEO) da empresa, “é muito importante. Sobretudo para todas as pessoas que diariamente dão um pouco de si para concretizar sonhos, os nossos e dos clientes”. O objetivo do Grupo CH é a consolidação da visão de negócio da empresa e o reconhecimento do mercado enquanto líderes no seu segmento. Para já a empresa destacou-se no seu relacionamento com os clientes, foco na resolução de problemas e excelência das soluções. E António Henriques acrescenta “o facto de sermos especialistas na gestão de pessoas, dá-nos uma visão privilegiada e uma perspetiva diferente sobre muitas coisas que preenchem o dia-a-dia das organizações”.

A segunda edição deste prémio da APG está já agendada para o próximo ano, atura em que a associação voltará a distinguir os melhores fornecedores de recursos humanos em Portugal. Miguel faro Viana confessa que “a APG tem a expectativa de que este prémio reforce a cultura de rigor e meritocracia e que promova a competitividade e inovação empresarial no sector dos serviços profissionais de RH”. O responsável diz que ainda esperar que “as próprias direções de recursos humanos se tornem mais atentas e exigentes com os seus fornecedores”.

Identificar e distinguir a qualidade

O Prémio Melhores Fornecedores de Recursos Humanos arrancou este ano com o propósito de contribuir para a identificação e divulgação dos melhores fornecedores de RH a operar no país. Nesta primeira edição, a APG enquadrou o apuramento dos fornecedores de RH em oito categorias distintas, transversais a setores como o recrutamento, seleção, avaliação de competências, outplacement , formação, coaching , trabalho temporário, outsourcing, consultoria, segurança e saúde no trabalho, sistemas de compensação e benefícios, assessoria jurídica ou até tecnologia e sistemas de informação aplicados à gestão de recursos humanos.

A participação no estudo que deu origem aos prémios foi voluntária e só foram alvo de avaliação as empresas que se candidataram. A metodologia de análise é, segundo a APG simples e deverá manter-se na próxima edição do prémio. As entidades fornecedoras podem candidatar-se a uma ou mais categorias em análise e é solicitada a todos os candidatos uma listagem de clientes a quem tenham, durante os últimos 36 meses, fornecido produtos ou prestado serviços. Essa lista servirá de base de sondagem para aplicação do questionário de avaliação de fornecedores que, além da lista indicada pelas empresas contará também com os associados da APG e mil empresas com mais de 50 colaboradores, selecionadas aleatoriamente de uma base de dados fornecida pelo INE para darem a sua opinião.

O questionário integra 15 questões, tendo cada uma delas um peso específico na avaliação dos fornecedores. Para cada categoria é elaborado um ranking de fornecedores, ordenado por ordem decrescente de pontuação. Os quatro candidatos com pontuação mais elevada em cada categoria, integram a listagem final dos melhores fornecedores de RH e além dos distinguidos nas categorias, os três candidatos mais votados pelos inquiridos como o “Melhor Fornecedor de RH” serão alvo de distinção específica.


Os Melhores Fornecedores de RH 2012

1º Raposo Bernardo & Associados
2º Conceito O2
3º High Play Institute

Resultados por Categoria

Categoria

Empresa

Recrutamento, Seleção, Avaliação de Competências e Outplacement

Conceito O2

Formação, Coaching e Desenvolvimento Profissional

High Play Institute
Conceito O2
Grupo CH

Trabalho Temporário e Outsourcing

Randstad
Tempo-Team
Olisipo – Formação e Consultoria em Tecnologias de Informação

Consultoria

Conceito O2
Towers Watson

Segurança e Saúde no Trabalho

Interprev – Segurança. Higiene e Saúde no Trabalho

Sistemas de Compensação e Benefícios

Towers Watson

Serviços de Assessoria Jurídica

Raposo Bernardo & Associados


Fonte: APG

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Energia gera oportunidades

Energia gera oportunidades


O programa terminou agora a sua primeira edição, lançando no mercado 16 novos especialistas nas áreas energéticas. A segunda edição do programa acad&ea...

Saber mais sobre oncologia

Saber mais sobre oncologia


O Centro de Formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) tem em marcha um vasto programa de formação na área da oncologia...

Como é que as redes sociais lhe podem custar o emprego

Como é que as redes sociais lhe podem custar o emprego


A adesão dos portugueses às redes sociais é inquestionável. O Facebook é a plataforma mais popular em território nacional e de acordo com os dados da ComScore...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS