Notícias

ANJE cria bolsa de talentos

A associação nortenha vai apoiar os jovens no acesso ao mercado de trabalho
31.03.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Os estudantes são o público-alvo do mais recente projecto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). A organização, conhecida pelo seu papel activo no fomento à iniciativa empresarial, prepara-se para lançar já este mês a Bolsa de Estudantes de Elevado Potencial (BEEP). A iniciativa que tem um carácter simultaneamente nacional e internacional, tem como meta facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, potenciando o seu contacto com as entidades empregadoras.

O conceito desta bolsa é, segundo Carlos Freitas, director do departamento de Ensino e Formação da ANJE, prático e utilitário. «Através do preenchimento de um formulário ‘online' que cumpre as normas dos currículos europeus, os jovens formalizam a sua candidatura a esta bolsa», explica o responsável. A partir daqui inicia-se o processo de selecção que se quer rigoroso quando a meta é atingir a excelência.

Carlos Freitas explica que a BEEP compreende várias fases. «As primeiras 100 candidaturas, por ordem de inscrição, serão avaliadas pela ANJE que seleccionará apenas 25 tendo como critério o percurso académico e profissional dos jovens», concretiza. A partir daqui é a empresa de recrutamento Adecco (parceira do projecto) que entrevistará os candidatos a quem serão aplicados testes de «perfil empreendedor», elaborados pela consultora internacional especializada em empreendedorismo Thomas Internacional.

Após esta fase, os candidatos são avaliados por um júri constituído por responsáveis de recursos humanos e empresas. Segundo o director de formação, «o objectivo desta bolsa é potenciar a excelência e constituir uma montra de talentos para os empresários portugueses e estrangeiros, já que a parceria com a Thomas Internacional e o facto das candidaturas obedecerem a normas europeias, alargam significativamente as possibilidades de consulta da bolsa».

À BEEP podem candidatar-se jovens entre os 18 e os 35 anos, provenientes do ensino secundário ou universitário em todas as áreas de formação. Para 2006 a ANJE tem previstas três edições desta bolsa. A primeira inicia-se em Abril e as candidaturas podem ser formalizadas através do sítio da ANJE em www.anje.pt/academia.

Para Carlos Freitas, «além de evitar que os talentos nacionais se dispersem, esta iniciativa apoiará também os jovens no seu primeiro contacto com os recrutadores». A BEEP prevê uma formação para os candidatos seleccionados onde serão trabalhadas as suas potencialidades e minimizados os seus pontos fracos. Os currículos dos melhores candidatos ficarão disponíveis no «site» e serão promovidos pela Adecco junto das empresas que recorrem aos seus serviços.

A ANJE, através do BEEP, criará também um «ranking» das instituições de ensino com maior número de estudantes colocados nesta bolsa e excelência.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS