Notícias

Almada forma jovens profissionais

As áreas técnicas continuam a atrair alunos e a gerar emprego
31.03.2006


  PARTILHAR



Fernanda Pedro
A Escola Profissional de Almada (EPA) recebe todos os anos cerca de 90 alunos e, desses jovens, 80% são integrados no mercado de trabalho. Trata-se de uma instituição que nas últimas décadas tem vindo a formar profissionais qualificados para as necessidades empresariais da região da Grande Lisboa.

A EPA começou a funcionar em Almada, na década de 70, com cursos profissionais para os trabalhadores dos estaleiros navais da Lisnave. Ali era ministrada formação específica para os técnicos da empresa, mas também para jovens que quisessem uma profissão nas áreas da construção e reparação naval.

No final dos anos 80, com a saída dos estaleiros daquela zona, a escola tomou outro rumo. Transformou-se na Escola Profissional de Almada e, com o apoio do Ministério da Educação, tornou autónoma. Hoje é uma instituição que integra com sucesso quadros técnicos na zona da Grande Lisboa.

Com cursos profissionais nível III da União Europeia, com equivalência ao 12º ano de escolaridade, «a escola tem uma taxa de empregabilidade na ordem dos 80%», segundo Luísa Neves, directora financeira da EPA, De acordo com a responsável, «os cursos são estudados de forma a acompanharem as necessidades do mercado de trabalho da região. Não vamos formar em áreas que já estejam sobrelotadas a nível profissional».

Neste momento, a EPA tem a funcionar a formação em mecatrónica, contabilidade, manutenção industrial/electromecânica e refrigeração e climatização. Os cursos decorrem em oficinas com cerca de 2000 metros quadrados, equipadas para a formação prática e a escola tem ainda um centro de recursos, sala de audiovisuais e um gabinete de orientação escolar e inserção profissional.

Além desta estrutura, a EPA dispõe de equipamentos nas áreas de automação, electrónica, soldaduras, pneumática, electropneumática e máquinas de controlo numérico. Todos os alunos têm estágio garantido e muitos acabam por ficar nas empresas que os recebem.

Para dar a conhecer a sua oferta formativa, a escola estará aberta a visitas todos os domingos, nos meses de Abril e Maio.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS