Notícias

5 regras do guru da Google para uma boa entrevista

5 regras do guru da Google para uma boa entrevista

Laszlo Bock liderou durante uma década a área de Talento da Google. Pelo seu crivo passaram milhares de candidatos a uma carreira no gigante tecnológico. As entrevistas de emprego não têm segredos para ele: há seis regras que considera essenciais para triunfar. Anote-as.

16.01.2017


  PARTILHAR



1 Adivinhe o futuro
O candidato pode antecipar 90% das perguntas que lhe serão feitas durante a entrevista, desde as mais típicas e recorrentes às mais imprevisíveis. Utilize o próprio Google para pesquisar as perguntas mais comuns em entrevistas.

2 Planeie o “ataque”
Para cada uma das perguntas que identificou, prepare uma resposta adequada. O exercício ajudá-lo-á a dar respostas rápidas no momento da entrevista, sem parecer perdido.

3 Tenha sempre um plano alternativo
Uma boa estratégia será ter duas a três respostas preparadas para cada questão. Porquê? Porque pode sentir, no momento da entrevista, que o alinhamento da resposta que inicialmente tinha preparado não é o mais adequado para o contexto. Ter várias linhas de raciocínio preparadas vai ajudá-lo a adaptar-se com maior facilidade.

4 Comprove os seus argumentos
Cada resposta que der deve ser acompanhada de um exemplo de como consegue executar aquilo que lhe estão a perguntar. Um exemplo desta interação é quando lhe perguntam que tipo de líder é. Classifique o seu género de liderança (colaborativa, decisiva ou outra) e dê um caso concreto em que a tenha exercido com bons resultados.

5 Saiba interpretar o meio envolvente
Concentre-se no entrevistador e no que o rodeia. Procure no local da entrevista elementos que possa utilizar para cimentar uma ligação ao entrevistador. Um livro que ambos tenham lido, ou uma pintura, podem ajudar à aproximação e empatia.



OUTRAS NOTÍCIAS
Nestas empresas há mais de 10 mil vagas

Nestas empresas há mais de 10 mil vagas


Três anos depois do início das negociações para se instalar no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, e de um investimento na ordem dos €30 milh...

Para 79% dos líderes é difícil contratar

Para 79% dos líderes é difícil contratar


Pela primeira vez em nove anos, a percentagem de empregadores que pretendem recrutar em 2017 (73%) é superior à dos profissionais que consideram mudar de emprego nos próximos 12 m...

E se for um estranho a financiar a expansão do seu negócio?

E se for um estranho a financiar a expansão do seu negócio?


É uma das quatro modalidades previstas no enquadramento legal que rege o crowdfunding (financiamento coletivo), celebrizado nos últimos anos entre empreendedores de todo o mundo. Mas em ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS