Anterior     |     Seguinte  

CÁTEDRA CONVIDADA EM PATRIMÓNIO NATURAL PARQUES DE SINTRA MONTE DA LUA (M/F)

Universidade do Porto

05.12.2019 | | Referência: 1997686

Universidade do Porto

  PARTILHAR






Descrição da Empresa

A Universidade do Porto (UP), através do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), a Parques de Sintra Monte da Lua, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam um concurso internacional para uma Cátedra Convidada na área do Património Natural.
O principal objetivo deste concurso é a contratação de um doutorado para desenvolver atividades de investigação e formação avançada na área de Ecologia do Restauro no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos / Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (http://cibio.up.pt).
Espera-se que o candidato, que será integrado como membro do CIBIO-InBIO, contribua para a promoção das áreas científicas estratégicas do centro (Biodiversidade, Genética e Evolução), e desenvolva investigação inovadora com uma forte componente aplicada, em colaboração com a Parques de Sinta Monte da Lua. Convida-se a concorrer doutorados com experiência em Biologia, Ecologia, ou áreas afins, com foco na área de Ecologia do Restauro, experiência demonstrada em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e capacidade de desenvolver atividades de formação, ensino e obtenção de financiamentos.


Descrição da Função

DESCRIÇÃO DA POSIÇÃO
A Cátedra Convidada Universidade do Porto / Parques de Sintra Monte da Lua será atribuída a um investigador de nível internacional, que será contratado pela Universidade do Porto ao nível de Professor Convidado, por um período de 3 anos eventualmente renovável. O investigador terá por missão:
•Desenvolver investigação nas áreas de património natural, ecologia do restauro, serviços de ecossistema e áreas afins, com foco em paisagens culturais.
•Desenvolver experiências de gestão da paisagem e restauro de ecossistemas na Paisagem Cultural de Sintra – Património Mundial, que está sob gestão da Parques de Sintra Monte da Lua, com vista a aumentar a resistência e resiliência de ecossistemas periurbanos e com elevados níveis de visitação.
•Contribuir para a internacionalização do CIBIO-InBIO e da UP através de parcerias e colaborações com cientistas de topo em instituições estrangeiras e internacionais.
•Atrair financiamentos complementares para o desenvolvimento de investigação no tema da Cátedra, através da preparação de projetos para submissão a concursos de entidades públicas ou privadas, em Portugal e no estrangeiro.
•Contribuir para o desenvolvimento dos programas doutorais e de mestrado na área da Biodiversidade, Genética e Evolução.
•Participar na orientação e formação de doutorados e jovens investigadores.


Perfil do Candidato

CONDIÇÕES:
•Contrato inicial de três anos, ao nível de Professor Convidado da Universidade do Porto. O contrato poderá ser renovado mediante os resultados da avaliação após os primeiros 3 anos.
•Rendimento bruto em função da experiência, negociável.
•Local de trabalho baseado num dos polos do CIBIO-InBIO, no Porto ou em Lisboa, com deslocações regulares a Sintra.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção será feita por um painel internacional de avaliadores convidados para o efeito pelo CIBIO/UP e a Parques de Sintra Monte da Lua, com base nos documentos enviados pelo candidato (ver abaixo) e segundo os seguintes critérios:
•Currículo científico do candidato.
•Potencial de integração do perfil do candidato nas áreas de investigação do CIBIO, e capacidade a explorar a infraestrutura existente.
•Experiência na orientação de doutorandos e jovens investigadores.
•Experiência na obtenção de financiamentos e em colaborações internacionais.
•Capacidade a mobilizar parcerias internacionais assim como redes de contactos e outras iniciativas de I&D, e experiência na organização ou coordenação de programas doutorais ou de mestrado.


Contacto

O procedimento de seleção inclui uma entrevista com os candidatos cujos perfis mais se destaquem. A Universidade do Porto segue as regras da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão Europeia número 2005/251/EC de 11/03/2005) e uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, com seleção baseada no mérito, para todos os candidatos.

PRAZO DE CANDIDATURA
As candidaturas devem ser enviadas até 15 de janeiro de 2020, através do site http://www.cibio.pt/. Esclarecimentos adicionais podem ser requeridos através do e-mail cibio.up@cibio.up.pt.
A data de início do contrato está estipulada para fevereiro 2020, mas pode ser alterada por acordo mútuo. O concurso poderá permanecer aberto caso nenhum candidato com o perfil desejado se apresente ate à data de término.
DOCUMENTOS A ENVIAR
A submissão da candidatura deve ser feita através do website http://www.cibio.pt/ , fornecendo os seguintes elementos em formato pdf:
iCarta de motivação
iiCurriculum vitae
iiiProposta de plano de trabalho para 5 anos (máximo 3 páginas)
ivLista de publicações
vMáximo de 5 reprints representativos do trabalho desenvolvido até agora
viNome e contacto de referências.





EMPREGOS SEMELHANTES





ÚLTIMOS EMPREGOS