Carreiras

Saiba dizer adeus!



01.01.2000



  PARTILHAR




Saiba dizer adeus!

O dia porque você tanto esperava finalmente chegou. Vai demitir-se e deixar tudo aquilo para trás. Mas faça-o em grande estilo. Não se deixe levar pela emoção do momento caindo em discussões e lavagem de roupa suja com os seus colegas ou com o seu chefe no meio dos corredores. Dê a volta ao assunto e saia de cabeça erguida!



Deixar um emprego pode ser mais ou menos difícil, mais ou menos traumático. Depende tudo da razão que o leva a sair. Quando não estamos bem com as pessoas com quem trabalhamos, se não nos damos bem com o nosso patrão, se nos sentimos desvalorizados ou inferiorizados, se não nos sentimos integrados na equipa de que fazemos parte é difícil gostarmos do trabalho que fazemos. Ninguém é indiferente ao ponto de conseguir estar a trabalhar num sítio onde não se sente bem mas permanecer só por que gosta muito do trabalho que faz.

Se inicialmente gostávamos do que fazíamos depressa esse sentimento passa porque simplesmente detestamos tudo o que nos rodeia no nosso local de trabalho. Deixamos de ser produtivos para a empresa onde estamos e passa tudo a correr-nos mal.

Se acha que a melhor atitude a tomar é despedir-se, faça-o de plena consciência, com a certeza que é mesmo isso o melhor para si. Mas não caia na tentação de, na recta final, descompor toda a gente atirando-lhes à cara tudo o que você tem contra eles.

Apesar de a tentação ser muito grande, há que manter a postura. A maneira como se despede vai influenciar a sua carreira futura, quer você queira quer não. Não se enfureça. Não se vingue. Saia apenas com o seu muito suado profissionalismo intacto.


Aprenda como:

Pense a longo prazo
A partir do momento em que as palavras saiem já nada as faz voltar para trás e o que está dito está dito. Mesmo que se arrependa depois já não tem como apagar aquilo que disse com a cabeça quente. O que foi dito há-de ser sempre lembrado. Lembre-se que pode precisar do seu futuro ex-patrão como referencia para um outro emprego ou, pior ainda, encontrar no seu percurso profissional pessoas que o tenham conhecido ou que sejam amigas dele.


Pense racionalmente:
Dizendo ao seu chefe que se vai embora você vai estar a despedi-lo como chefe. E o seu chefe pode ficar ofendido, zangado ou defensivo. Não entre em confrontos pessoais com ele. Embora as tensões possam vir ao de cima tente manter-se profissional. Despedindo-se já vai estar a vingar-se do seu chefe. Ele vai ter de encontrar outra pessoa para ocupar o seu lugar, dar-lhe formação e esperar até que ele tenha aprendido o suficiente para se tornar produtivo para a empresa. Você já conseguiu afectar o seu patrão onde lhe dói mais: lucros

Pense antecipadamente:
Não deixe para o último dia a entrega do seu pedido de demissão e nem pense sequer em enviá-lo por e-mail. Vá pessoalmente ter com o seu chefe e fale com ele em particular. Entregue-lhe a sua carta de demissão à medida que lhe vai apresentando as suas razões. Quando se vier embora deixe tudo arrumado e todo o seu trabalho terminado. Limpe ficheiros, esvazie gavetas, arrume a sua secretária.


Pense positivamente:.
Nunca leve os seus problemas antigos para o seu novo local de trabalho. O seu novo chefe e os seus novos colegas de trabalho não têm interesse nos seus problemas antigos. Lamentar-se só lhe vai dar má imagem. E depois, lembre-se: você arranjou um novo emprego. Você só tem razões para festejar. Mesmo nas coisas más consegue-se encontrar um lado positivo.



Passe pela sua demissão o mais profissionalmente possível e passe para outra etapa da sua carreira.



SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER - IT

Spring Professional Portugal

ACCOUNT MANAGER - TRANSPORTADORAS

Spring Professional Portugal