Carreiras

Produtividade «aquece» no Verão



01.01.2000



  PARTILHAR




Untitled Document

Produtividade "aquece" o verão

O Verão é a época mais produtiva do ano para cerca de um terço dos trabalhadores por conta de outrém. Esta é a conclusão do mais recente inquérito da youatwork, uma consultora de IRH.

Este estudo apurou também que os trabalhadores conseguem alcançar na época estival um melhor equilíbrio entre o trabalho e o lazer e que cerca de 19% dos trabalhadores tende a sair do emprego mais cedo nesta época.

Numa amostra de 1000 trabalhadores, um em cada cinco disse ainda que seria ainda mais produtivo durante o Verão se tivesse maior possibilidade de conciliar a família com o trabalho, enquanto que apenas 8% afirmaram ser mais produtivos no Inverno.

A pesquisa também identificou que os empregadores que ouvem as necessidades da sua equipa podem não só obter maiores benefícios ao nível do aumento da produtividade, como também uma maior lealdade à empresa.

Um horário mais flexível não tem que ser dispendioso e pode vir a ter grandes benefícios no negócio uma vez que melhora substancialmente o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Para os empregadores que ainda não adoptaram medidas no sentido de melhorar a vida dos trabalhadores e incentivar a sua produtividade aqui vão algumas dicas para adoptar nos meses mais quentes:

Deixe a sua equipa sair mais cedo à sexta-feira para tirar partido do bom tempo.

Crie um horário de trabalho mais flexível. Por exemplo, se um empregado quiser terminar mais cedo num dia, por interesses ou responsabilidades fora do local de trabalho, deixe-o fazê-lo, mas assegure-se de que ele compensa o tempo num outro dia.

Não permita que o facto dos outros trabalhadores terem ido de férias sobrecarregue o trabalho dos que ficam durante o Verão.

Permita que os seus trabalhadores trabalhem a partir de casa uma vez por semana.

Surpreenda a sua equipa oferecendo gelados. É apenas um pequeno custo e pode ter grandes benefícios em termos de lealdade para com a empresa.

Ana Bentes Bravo






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS