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O sucesso das organizações bem sucedidas



01.01.2000



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O sucesso das organizações bem sucedidas

A gestão de recursos humanos é a chave do sucesso de uma empresa. Segundo uma recente pesquisa efectuada pela Gallup Organization - uma empresa internacional que estuda a natureza humana e o comportamento no contexto empresarial - a maioria das empresas falha na sua estratégia de recursos humanos.

"Grande parte dos empregados não veste a camisola da sua empresa e isso é uma consequência da gestão dos recursos humanos", realça Marcus Buckingham, Líder Global de Recursos da Gallup. O estudo revelou que a gestão de talentos deve ser realizada de acordo com três elementos a saber, a empresa deve expor ao funcionário o que espera do seu trabalho, deve reconhecer o seu valor e este deve ter consciência que diariamente pode melhorar a qualidade do seu desempenho.

A análise revelou ainda que 70% dos empregados americanos, 84% dos britânicos, 83% dos alemães e 91% dos empregados japoneses não está comprometida/casada com o seu trabalho. No entanto, "há que distinguir compromisso com anos de serviço. Quanto mais tempo se trabalha numa empresa, menos empenhado se torna. Por outro lado, os empregados comprometidos têm uma incidência mais alta de produtividade", defende Marcus.


Uma opinião partilhada por Stewart Coia, Global Talent Acquisition Manager da Parity resourcing Solutions que defende que " o funcionário de uma empresa que está completamente integrado é um desafio individual. É alguém que está constantemente a incrementar o seu conhecimento base e que tem como meta os objectivos pessoais assim como os da empresa."

Por outro lado,segundo Linda Cooper, directora de Consultoria na odysseyzone, demasiadas pessoas são encorajadas a deixar a sua energia e inteligência fora do escritório. " Para assegurar que os funcionários não se sintam donos dos triunfos das empresas, são alimentados com a menor informação possível." "Por outro lado, o relatório anual da empresa tece largos elogios aos empregados e o boletim informativo informa-os de quanto são valiosos, enquanto o processo de avaliação cria a impressão, pelo menos para a maioria deles ,de que não são muito bons no trabalho deles".

Perante este cenário, a análise da Gallup concluiu que a gestão de recursos humanos das empresas necessita de uma mudança. Segunda o estudo, é essencial que o modo como os recursos humanos treina, recruta e administra os funcionários de uma empresa seja alterado de forma a aumentar a produtividade.

Neste ponto, a psicologia desempenha um papel importante segundo Marcus Buckingham. " Se a empresa criar expectativas claras, assegurar que o objectivos está na força e não nas fraquezas e mostrar aos empregados que se importam com eles, o resultado será o casamento - e consequentemente, empregados motivados e produtivos".


A pesquisa da Gallup revelou que apenas 42% dos trabalhadores americanos tinham sido elogiados ou reconhecidos pelo seu trabalho durante um período de sete dias. "Se aos empregados não é reconhecido valor, eles nunca se sentirão bem sucedidos" defende Buckingham.

As empresas devem reconhecer as capacidades dos empregados e não se centrarem apenas nas suas fraquezas. Segundo Linda Cooper este é um princípio essencial. "O talento deve ser enaltecido e os profissionais de RH devem focalizar-se nas forças e gerir à volta das fraquezas. Este poderá ser o caminho para criar uma verdadeira empresa coesa".

Liete Lajas










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