Carreiras

- “Não!” . E ponto final…



01.01.2000



  PARTILHAR




"Não!" . E ponto final…

Quantas pessoas não dizem "sim" a quase tudo durante toda a sua vida profissional para não sofrerem consequências, para mostrarem que são amáveis, para se sentirem queridas e solicitadas e, por vezes, até para não terem de tomar uma posição que seja contra a opinião dos seus colegas e que lhes seja do seu desagrado. No entanto, dizer "Não" também é importante. Aprenda connosco.



Dizer "Não" nem sempre é fácil. Mas por vezes temos que nos impor. Não se assuste, é mais fácil do que aquilo que parece.

Diga para si mesmo que é impossível agradar sempre a gregos e a troianos. Existem muitas situações que, se quiser ser você mesmo, tem de discordar de alguém, terá de dizer não. Admita que é impossível estar de acordo com tudo e com todos.

Não se rebaixe. Ao dizer sim a tudo, está a fazer com que se aproveitem de si e que abusem de si profissionalmente. Não é a dizer sempre que sim que vai fazer com que todos achem que é a pessoa mais querida do mundo. Podem é achar que é a pessoa mais totó! Ganhe coragem e imponha-se, diga não a tudo aquilo que é do seu desagrado.

Acha que se disser sempre a palavra "sim" aos outros terá um reconhecimento incondicional? Se pensa assim, pensa de maneira errada. Você acaba por ficar encarregue de muitas tarefas, fica ansiosa por realizar aquilo que se comprometeu a fazer e, possivelmente, a única coisa que irá receber é talvez um obrigado. E isto nos melhores dias! Desta maneira não terá tempo para si e para fazer as suas coisas, enquanto que os trabalhos dos outros aparecerão feitos. Feitos por si, claro está. Quando lhe pedirem para fazer um trabalho, que nem sequer lhe compete fazer, diga-lhes que não o pode fazer.

Não lamente se por acaso perder a simpatia de alguém por lhe ter dito que não. Se isso aconteceu, acredite que essa pessoa não sabe respeitar os outros e nem a sua opinião.

Não vá em cantigas, não fique embeiçado se por acaso alguém lhe disser:

"Tinha a certeza que faria isso por mim";
"Eu sabia que não me ia desapontar";
" Só você me pode ajudar nisso, não me diga não!".

Estas são as frases típicas de pessoas que adoram ter alguém que lhes faça os trabalhos mais chatos e que requerem mais tempo e dedicação. Tudo bem que existam excepções, mas normalmente estas pessoas precisam de ouvir da boca de outras uma palavrinha muito simples mas, ao mesmo tempo, difícil de dizer. Diga não sempre que algo que lhe for pedido que não esteja de acordo com a sua vontade ou com os seus princípios.


Diga não com muita simpatia e sinceridade, sem agressividade e sem justificações falsas. Algo do género: "Lamento mas estou sem tempo", "Não posso fazer isso, tenho imenso trabalho" ou mesmo "Não, esse trabalho não me compete a mim". Não tenha medo de dizer esta palavrinha com apenas três letrinhas.

Esteja preparado porque muitas pessoas que não estão habituadas a ouvir um não da sua boquinha podem ficar espantados. Uns podem reagir bem, enquanto que outros decerto que irão reagir… menos bem. Mas depois de se habituarem já não vai custar tanto.

Pode sentir alguma insegurança e incerteza, pois esta palavra é nova para si, mas não desista, acredite que mudar não é para um qualquer, é só para aqueles que têm coragem para o fazer. Seja um deles. Diga não e ponto final.



VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS