Carreiras

MBA: uma valorização para o seu futuro



01.01.2000



  PARTILHAR




Os MBA (Master Business Administration) não são um mestrado, têm características próprias e um cariz muito prático e aplicado, ao contrário do que acontece com a maioria das pós-graduações. Não é propriamente um curso académico mas uma decisão a tomar dentro de um processo de carreira.

O MBA é fundamentalmente um passo importante que deve ser ponderado antes de ser dado. Isto porque você só tem a ganhar se estiver realmente preparado antes de apresentar a sua candidatura.
Os MBA são cursos que o valorizam, mas também exigem de si bastante preparação.


As comissões de avaliação têm várias decisões à sua espera.
Veja quais são...

Entrei!

Se já conseguiu ser admitido parabéns, mas leia com atenção a carta em que lhe comunicam a sua admissão.
O comité de avaliação pode recomendar nalguns casos que complete um curso de preparação para assegurar que os seus conhecimentos gerais se encaixam no perfil pretendido.

Fui rejeitado...

O número de lugares para os MBA são poucos pelo que não deve deixar-se abater se for rejeitado.
Lembre-se que pode sempre tentar concorrer de novo e provar que nesse momento é um candidato melhor do que era da primeira vez que concorreu.
No espaço de tempo entre as duas candidaturas, tire o maior número de cursos que puder, em princípio que tenham algo a ver com o MBA que pretende tirar. Ganhe experiência e valorize-se!

Admissões deferidas

Esta decisão está reservada para quando o comité o considerar um potencial candidato e acreditar que você só vai beneficiar se tiver mais um ou dois anos de experiência laboral.

Em lista de espera

As escolas usam uma lista de espera, o equivalente ao purgatório.
Se não for chamado de imediato não desespere! Afinal, quem espera sempre alcança!

Peça uma entrevista

Pode sempre pedir uma entrevista antes de lhe darem a decisão final.
Esta é uma excelente oportunidade de conseguir pontos a seu favor.

Para melhor decidir se deve ou não enveredar por um MBA, é necessário saber alguma coisa sobre ele e com o que pode contar:

Duração - A tempo inteiro, os MBA's podem ter a duração de 1 ano, se for numa universidade europeia, ou 2 anos se for numa universidade americana; Há ainda outros programas que podem ser ainda mais longos, durando 4 ou 5 anos;

Língua inglesa- Apresentam uma forte componente de materiais e aulas nesta língua, daí que o seu domínio seja importante. Geralmente é exigido um teste de compreensão do inglês, sendo que é um critério de selecção.

Custos - As propinas são por norma elevadas, conte ainda com os custos de frequência e manutenção num país ou cidade diferentes; Impõe-se uma análise às poupanças ou condições de financiamento antes de tomar a decisão de fazer um MBA;

Especializações - O MBA pode tomar um carácter geral mas geralmente incide numa área de especialização a desenvolver no trabalho de final de curso ou nas disciplinas optativas escolhidas, essas áreas podem ser desde as finanças ao marketing passando pelas mais recentes tecnologias da informação, gestão de recursos humanos ou gestão internacional, entre outros.

Além das decisões de que está à espera veja as razões pelas quais deve fazer um MBA:

É uma valorização pessoal e profissional.

É uma forma de conseguir subir dentro da empresa em que trabalha.

É mostrar que é ambicioso.

É ter uma formação para além da universitária, que hoje em dia já não chega.

Se pretende fazer um MBA faz muito bem porque é um factor muito importante de valorização, no entanto, não deixe de pensar se é realmente a altura certa.
Por vezes será requerida uma formação laboral ou estudantil acrescida, para a frequência do MBA, por isso, antes que lha peçam, faça-a e candidate-se depois ao MBA dos seus sonhos.


AF






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


Administrative Assistant

CAISL - Carlucci American International School of Lisbon

Administrativo

Anónimo

Administrativo

Anónimo