Carreiras

Cultura empresarial

Saiba o que é a cultura empresarial e conheça os vários tipos existentes.

18.08.2009



  PARTILHAR




Cultura empresarial

Se quer mudar de emprego, não lhe vai faltar trabalho ou possibilidades, mas provavelmente tem perguntas como "Qual o tipo de empresa adequada para mim?" ou "Como posso sentir-me à vontade no meu serviço?".

Por outras palavras, está à procura da cultura empresarial que gosta. Neste dossier explicamos exactamente o que significa o conceito 'cultura empresarial' e o que pode descobrir sobre ela durante a entrevista.


O que é a cultura empresarial?

Existem muitas definições de CE, umas mais simples, outras mais complicadas. No fundo, a CE é a maneira como funcionam as coisas no dia a dia das empresas.

Características da CE:

Desenvolve-se ao longo da história da organização;

Tem a ver com valores, normas, símbolos e rituais;

É criada e mantida pelas pessoas da empresa;

Evolui constantemente;

É difícil de mudar radicalmente.

A Comunicação Empresarial pode significar a diferença entre sentir-se à vontade e ir trabalhar contrariado. Geralmente a cultura de uma empresa é passada individualmente pelo seu superior directo e pelos seus colegas. Isto é feito tanto conscientemente como inconscientemente.

É possível descobrir qual é a CE de uma empresa perguntando-se a si mesmo:

Quais são as 10 palavras que usaria para descrever a empresa?

Quem é considerado para uma promoção?

Qual é o comportamento que é apreciado e recompensado?

Qual o tipo de pessoas que se sente bem na empresa?






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS