A sua carreira é o nosso trabalho
Empresas
    Voltar
  Está na mó de baixo? Dê a volta!  
  Parar por um ano  

-E qual é o seu maior defeito?

E qual é o seu maior defeito?

Qualidades toda a gente acha que tem muitas e nunca tem grande problema em destacá-las, principalmente, quando isso pode reverter a seu favor. Mas, e quanto a defeitos? Será que falamos assim tão abertamente dos nossos defeitos? E, se durante uma entrevista lhe pedirem para falar dos seus defeitos? Como é que vai reagir?



Falar daquilo que nós consideramos mau em nós próprios nunca é fácil, até porque gostamos sempre de poder evidenciar e de enaltecer as nossas partes positivas. Pensamos sempre que são essas as mais importantes.

Mas os defeitos também são importantes. E ter a capacidade de falar nos seus e de admiti-los acaba, também, por ser uma qualidade.

E, se durante uma entrevista lhe pedissem para enumerar alguns dos seus defeitos e algumas qualidades?

O que é que você respondia?

Hipótese A
Escondia os seus defeitos e só falava das suas qualidades (que são muitas, por sinal!), mostrando uma atitude confiante e determinada;

Hipótese B
Mencionava um defeito menor, só para não dizer que não tinha nenhum;

Hipótese C
Encara com naturalidade a pergunta que lhe fazem. Assume os defeitos que podem ser pertinentes no seu local de trabalho mas mostra-se com vontade de os combater ao mesmo tempo que aproveita ao máximo todas as suas qualidades.

Então, qual é a melhor maneira de responder a uma pergunta destas?

Estabeleça e descrimine as suas capacidades


Fazendo uma listagem mental das suas capacidades, mais facilmente identifica as suas qualidades. Este é um exercício que vale a pena fazer antes de qualquer entrevista.
Faça a listagem das suas capacidades e competências dividindo-as em três categorias:

1. Capacidades cognitivas: Adquiridas durante o seu percurso académico ou através da sua experiência profissional. Por exemplo, conhecimentos de informática, línguas, doutoramentos ou mestrados, conhecimentos técnicos, etc.

2. Capacidades adquiridas: São aquelas que adquiriu em cada emprego ou trabalho que teve, como capacidade de comunicação, bom relacionamento inter-pessoal, capacidade analítica de resolução de problemas ou de planeamento.

3. Características pessoais: As suas capacidades peculiares estão aqui em destaque. Confiável, flexível, esforçado(a), expressivo(a), pontual e capaz de trabalhar em equipa são alguns exemplos.


Estabeleça os seus defeitos


Provavelmente, esta é a parte pior da questão. Toda a gente tem defeitos e falhas, mas quem é que está interessado em admiti-los, principalmente numa entrevista?

A melhor maneira de dar a volta à questão é minimizando os defeitos para dar mais relevo às qualidades.

Seleccione um dos seus defeitos e arranje uma solução para o conseguir ultrapassar. Afaste-se das qualidades pessoais e foque-se nas suas mais valias profissionais. Por exemplo:

"Eu considero-me um trabalhador bastante competente e que sabe trabalhar em equipa, mas admito que por vezes, durante um trabalho, me escapam alguns pormenores. Concentro-me muito no geral e escapam-me alguns pormenores. É por isso que eu faço sempre por ter a trabalhar comigo alguém com bom olho para pormenores, para que nada falhe."


Manuscreva as suas respostas

Escreva um pequeno texto que depois possa dizer com confiança, segurança e determinação e que resuma, de forma natural, todas as suas capacidades.


Quando for confrontado com este tipo de questão, lembre-se que o seu entrevistador procura alguém que se encaixe numa imagem que ele próprio pré-definiu e constituída por determinados padrões. E ele vai construir uma imagem de si com base nas suas respostas. Por isso, ponha toda a sua convicção e energia nas suas respostas e mostre tudo o que tem para oferecer. Depois, mostre ao seu entrevistador que você pode não ser perfeito mas que todos os dias se esforça por ultrapassar as suas imperfeições.


SW


    Voltar
  Está na mó de baixo? Dê a volta!  
  Parar por um ano  


Deixe o seu comentário




 
Publicidade
Siga-nos: Facebook Expresso Emprego Twitter Expresso Emprego Linkedin Expresso Emprego

Publicidade


Formação Em Destaque...   Formação
 

Openstack Solution Architect

Experis

Openstack Principal

Experis

Diretor de Obra

Anónimo

Comercial Empresarial - Telecomunicações

ManpowerGroup

Quality Control Manager

Hays

Quality Director

Hays
 

Publicidade

©2014 | Expressoemprego | Todos os direitos reservados