Página Inicial
REGISTO LOGIN

Carreiras

/ -e Qual É o Seu Maior Defeito?

-E qual é o seu maior defeito?



01.01.2000



  PARTILHAR

 



E qual é o seu maior defeito?

Qualidades toda a gente acha que tem muitas e nunca tem grande problema em destacá-las, principalmente, quando isso pode reverter a seu favor. Mas, e quanto a defeitos? Será que falamos assim tão abertamente dos nossos defeitos? E, se durante uma entrevista lhe pedirem para falar dos seus defeitos? Como é que vai reagir?



Falar daquilo que nós consideramos mau em nós próprios nunca é fácil, até porque gostamos sempre de poder evidenciar e de enaltecer as nossas partes positivas. Pensamos sempre que são essas as mais importantes.

Mas os defeitos também são importantes. E ter a capacidade de falar nos seus e de admiti-los acaba, também, por ser uma qualidade.

E, se durante uma entrevista lhe pedissem para enumerar alguns dos seus defeitos e algumas qualidades?

O que é que você respondia?

Hipótese A
Escondia os seus defeitos e só falava das suas qualidades (que são muitas, por sinal!), mostrando uma atitude confiante e determinada;

Hipótese B
Mencionava um defeito menor, só para não dizer que não tinha nenhum;

Hipótese C
Encara com naturalidade a pergunta que lhe fazem. Assume os defeitos que podem ser pertinentes no seu local de trabalho mas mostra-se com vontade de os combater ao mesmo tempo que aproveita ao máximo todas as suas qualidades.

Então, qual é a melhor maneira de responder a uma pergunta destas?

Estabeleça e descrimine as suas capacidades


Fazendo uma listagem mental das suas capacidades, mais facilmente identifica as suas qualidades. Este é um exercício que vale a pena fazer antes de qualquer entrevista.
Faça a listagem das suas capacidades e competências dividindo-as em três categorias:

1. Capacidades cognitivas: Adquiridas durante o seu percurso académico ou através da sua experiência profissional. Por exemplo, conhecimentos de informática, línguas, doutoramentos ou mestrados, conhecimentos técnicos, etc.

2. Capacidades adquiridas: São aquelas que adquiriu em cada emprego ou trabalho que teve, como capacidade de comunicação, bom relacionamento inter-pessoal, capacidade analítica de resolução de problemas ou de planeamento.

3. Características pessoais: As suas capacidades peculiares estão aqui em destaque. Confiável, flexível, esforçado(a), expressivo(a), pontual e capaz de trabalhar em equipa são alguns exemplos.


Estabeleça os seus defeitos


Provavelmente, esta é a parte pior da questão. Toda a gente tem defeitos e falhas, mas quem é que está interessado em admiti-los, principalmente numa entrevista?

A melhor maneira de dar a volta à questão é minimizando os defeitos para dar mais relevo às qualidades.

Seleccione um dos seus defeitos e arranje uma solução para o conseguir ultrapassar. Afaste-se das qualidades pessoais e foque-se nas suas mais valias profissionais. Por exemplo:

"Eu considero-me um trabalhador bastante competente e que sabe trabalhar em equipa, mas admito que por vezes, durante um trabalho, me escapam alguns pormenores. Concentro-me muito no geral e escapam-me alguns pormenores. É por isso que eu faço sempre por ter a trabalhar comigo alguém com bom olho para pormenores, para que nada falhe."


Manuscreva as suas respostas

Escreva um pequeno texto que depois possa dizer com confiança, segurança e determinação e que resuma, de forma natural, todas as suas capacidades.


Quando for confrontado com este tipo de questão, lembre-se que o seu entrevistador procura alguém que se encaixe numa imagem que ele próprio pré-definiu e constituída por determinados padrões. E ele vai construir uma imagem de si com base nas suas respostas. Por isso, ponha toda a sua convicção e energia nas suas respostas e mostre tudo o que tem para oferecer. Depois, mostre ao seu entrevistador que você pode não ser perfeito mas que todos os dias se esforça por ultrapassar as suas imperfeições.


SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


APPLICATION DEVELOPER - STRASBOURG

Randstad Technologies - HR Solutions

CONSULTOR BI JÚNIOR

Randstad Technologies - HR Solutions

DBA ORACLE

Randstad Technologies - HR Solutions

NAS REDES SOCIAIS
LinkedIn Twitter Facebook Google+ RSS