Carreiras

Desenho por computador... uma profissão com futuro



01.01.2000



  PARTILHAR




Desenho por computador... uma profissão com futuro

Por Luis Pereira, Web Designer

Sempre sonhei em trabalhar com computadores mas queria fazer algo em que pudesse dar largas à minha criatividade.
Decidi-me por tirar um curso técnico-profissional de técnico de artes gráficas e fui para a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça em Lisboa.

Não me arrependi! Hoje sei que é exactamente isto que sempre quis fazer.
O meu trabalho é idealizar o projecto gráfico de um site e a respectiva home page (página principal), procurando adequar a linguagem visual às características e necessidades do cliente, tudo numa página que seja atractiva para os utilizadores.

Faz parte das minhas funções pesquisar nos sites da concorrência para obter algumas referências, além disso faço selecção de imagens e textos e elaboro uma primeira versão do site em conjunto com o web master.
Normalmente, realizo uma apresentação experimental do site ao cliente, para ser avaliada a necessidade de fazer ou não eventuais alterações.

Este é o meu trabalho, um trabalho que adoro fazer!
Neste momento estou a acompanhar um projecto de um site "só para mulheres", algo que nunca tinha feito antes.
Pensei de início que o meu cliente quisesse que no site imperasse o cor-de-rosa, para dar um ar de revista desse género, mas enganei-me.

O cliente surpreendeu-me optando por uma linha pouco sóbria mas não usando cor-de-rosa.
Tive de inventar alguns motivos florais e paisagens para "papel de parede", mas a página principal ficou muito bonitinha... eu se fosse mulher não resistiria a clicar lá!
Fora de brincadeiras... está a ser muito giro, porque para além do site, ainda tenho que inventar o papel de carta e os envelopes, para enviar aos clientes, tudo com o respectivo logotipo.

Inventei então como logotipo, uns lábios bem vermelhos a segurarem nos dentes um malmequer.
A princípio toda a equipa me chamou piroso, mas o facto é que depois de colocado nos envelopes até ficou bem engraçado, isto porque consegui compensar um logotipo arrojado com um papel de cor sóbria.

A imagem deste site, segundo o meu cliente, quer-se entre o cómico e o sóbrio, pelo que não foi fácil encontrar aquela que seria a adequada... no entanto é a isso que chamo desafio, e por isso adoro estar neste projecto, e nesta profissão é claro!
Dá-me uma enorme satisfação ver Luís Miguel Pereira na ficha com a equipa do site e sentir-me realizado por ter sido eu a construir toda aquela imagem tão cheia de cor, fotografia, enfim, um cem número de coisas!

O meu próximo projecto vai ser dedicado ao ramo automobilístico e já estou a acelerar para lá.
Nesta profissão é necessária uma boa dose de motivação e imaginação, mas é fundamental estar sempre a aprender, a actualizar conhecimentos, a tirar cursos aqui e ali. Isto se não quiser ser ultrapassado, é um conselho de amigo!






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


Administrative Assistant

CAISL - Carlucci American International School of Lisbon

Administrativo

Anónimo

Administrativo

Anónimo