Carreiras

CE em bancos e seguradoras



01.01.2000



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Cultura empresarial nos bancos & seguradoras

Uma estrutura empresarial não é evidente na maioria das instituições bancárias e de seguros, pois são, geralmente, empresas muito grandes.

Autonomia e empowerment
Os trabalhadores dão grande importância à autonomia para poderem tomar as suas próprias iniciativas.

Autonomia é a chave para velocidade e flexibilidade, mas a motivação e a construção da equipa são condições importantes. Sobretudo os quadros inferiores têm às vezes a impressão que têm que cuidar deles mesmo.
Os chefes têm tanto trabalho que disponibilizam pouco tempo para conviver.

Há uma diferença entre as sedes e as agências

Na sede existe mais especialização, cada um tem as suas tarefas, nas agências a polivalência é mais importante.

As agências são mais pequenas e há um ambiente mais informal em que participação e iniciativas são muito apreciadas.

Comunicação, conhecimentos e informação
A comunicação e a transferência de conhecimentos e informação são feitas através da internet, mail, brochuras, cursos, colegas, etc. A comunicação para níveis mais baixos não é feita de forma consequente. As mudanças são mais impostas do que introduzidas através de diálogo. Existem contudo muitos canais de informação informais.

Há também reuniões e encontros regulares. A estrutura destas organizações permite-lhes realizarem reuniões com facilidade mas nem sempre são eficientes. Geralmente há cursos de formação.

Organizações de aprendizagem
Muitas pessoas dizem que as instituições bancárias e de seguros são organizações de aprendizagem.
Os elementos de uma organização de aprendizagem são:

Lidar com erros: o sector tolera erros mas a atitude é menos descuidada do que antigamente.

Os conhecimentos são importantes: muitas possibilidade para frequentar cursos de formação e partilhar conhecimentos são importantes e devem ser debatidas nas reuniões de trabalho.

Empowerment: os trabalhadores têm oportunidade para tomar iniciativas, reuniões de trabalho, caixas de ideias, etc, mas não está claro em que medida estas ideias são tomadas em conta. Também não é fácil implementar iniciativas em organizações tão grandes. As decisões estratégicas são tomadas sobretudo ao nível do topo.

Organizações horizontais: existem grandes diferenças entre organizações e departamentos.






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