Carreiras

A sua empresa sabe o que é comunicar?



01.01.2000



  PARTILHAR




A sua empresa sabe o que é comunicar?

De certeza que já ouviu muitas vezes os seus colegas de trabalho ou os seus funcionários queixarem-se de que não sabem nada ou quase nada sobre o que se passa na sua empresa. Saiba como evitar estas situações. Só tem que colocar a sua empresa a comunicar.



Quantas pessoas conhecemos que nos dizem que tiveram conhecimento das novidades ou dos acontecimentos mais importantes sobre a sua empresa através dos jornais, da televisão ou, no caso das empresas mais pequenas, através das conversas de corredor. Saiba como evitar estas situações. Só tem que colocar a sua empresa a comunicar.

Quando estas situações acontecem é porque estamos perante uma organização onde não existe qualquer comunicação interna ou, se existe, não está a ser bem conseguida nem a obter os resultados pretendidos.

Qualquer empresa tem como um dos seus principais objectivos, a fim de assegurar o seu futuro, tentar proporcionar aos seus empregados um maior envolvimento e participação na empresa.

Qual é a empresa que não se preocupa com a sua imagem? Qual é a organização que não quer saber o que os seus funcionários pensam sobre si e sobre a sua organização? Todas as empresas pensam da mesma maneira e actuam para que haja uma percepção favorável por parte dos seus públicos internos e que estes se sintam satisfeitos por lá trabalharem. Afinal, ninguém quer ver os seus melhores quadros a mudarem-se para a concorrência.

A comunicação interna nas empresas

Vantagens:

Consolida as suas infra-estruturas;

Eleva a qualidade de desempenho;

Promove a participação de todos os membros da empresa;

Incentiva a comunicação entre os diversos patamares da organização;

Assegura um maior envolvimento dos cargos de chefia com os seus colaboradores e vice-versa;

Oferece confiança e estabilidade aos seus colaboradores;

Constituí um feedback por parte dos colegas de trabalho.

Factos a ter em conta na comunicação interna:

Perfil do público ou públicos internos;

Que tipo de informações é que os empregados procuram;

Estudar os melhores meios para fazer circular as informações desejadas.

Escolha os suportes para transportar as mensagens que pretende até aos seus destinatários de acordo com as características da sua empresa e dos seus colaboradores:

Jornal interno

Utilize este suporte se por acaso tiver muitas informações para transmitir aos seus colaboradores.

Newsletter

Este meio é muito utilizado pelas empresas. Utilize-o sempre que achar necessário comunicar alguma coisa, que tenha surgido inesperadamente, aos seus funcionários.

Caixa de sugestões

Este tipo de suporte serve para saber o que os seus colaboradores pensam sobre a empresa, sobre eventuais mudanças, aquisições, fusões, tudo sobre a sua organização e o que a rodeia. Não queria saber o que os seus funcionários pensam? Então comece já a distribuir as caixas pela sua empresa e uns papelinhos.

Intranet

Este é o meio tecnológico mais recente nas empresas. É a comunicação interna da sua organização pela Internet. Utilize este meio, vai ver que não perde nada com isso, só tem a ganhar.


Lembre-se que quanto mais efectiva e próxima a comunicação interna se revelar, maior será o envolvimento, dedicação e empenhamento dos seus empregados. Decerto que haverá uma maior motivação por parte destes e, consequentemente, o grau de produtividade irá aumentar. Ensine a sua empresa a comunicar.


VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS